ENTREGA DO PRÉMIO CNID 2017 A LEONARDO JARDIM

Leonardo Jardim e Artur Madeira

No passado dia 22-julho, sábado, antes do início do jogo Sporting CP – AS Mónaco, Leonardo Jardim recebeu de Artur Madeira, Vice-Presidente do CNID-AJD, o Prémio CNID 2017 para o melhor Treinador Português no Estrangeiro.

O encontro realizou-se no Estádio José Alvalade e terminou com a vitória da equipa da casa, na apresentação aos sócios para a temporada 2017/8.

Ler Mais...
 
JOÃO BANDEIRA RECEBEU MEDALHA DO “ MARATHON GRAND SLAM CLUB”

João Bandeira, Carlos Lopes e Richard DonovanDe parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, o CNID-Associação dos Jornalistas do Desporto, promoveu, no Padrão dos Descobrimentos, a apresentação dos feitos do atleta João Bandeira Santos, que participou em diversas maratonas realizadas nos vários continentes e no Pólo Norte.

Foi um momento da outorga, pelo “Marathon Grand Slam Club” – organização internacional que promove este tipo de provas pelos quatro cantos do mundo – de duas medalhas ao atleta português, uma por ter completado a corrida no Pólo Norte e, outra, por ter também cumprido provas em Sete Continentes.

Um, acto recheado de simbolismo não só desportivo como, em especial, pelo facto de o Padrão dos Descobrimentos ser o monumento de homenagem a todos os marinheiros que levaram o nome de Portugal também aos quatro cantos do mundo, descobrindo novos mundos ao mundo, o que hoje ainda se verifica pelo exemplo alcançado pelo atleta.

Ler Mais...
 
CNID INTERPÕE ACÇÃO CONTRA A LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL PROFISSIONAL

O CNID-Associação dos Jornalistas de Desporto interpôs no Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) uma ACÇÃO ADMINISTRATIVA DE IMPUGNAÇÃO da norma contida no número 1 do artigo 64º do Regulamento das Competições – Época 2017/2018 na redacção aprovada na AG de 12.06.2017 e publicada no Comunicado Oficial nº 1 em 01.07.2017, todos da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

De facto, a nova redacção do referido artigo 64º nº 1 reza o seguinte:

Artigo 64.º (comunicação social) 1. A carteira profissional de jornalista e o cartão da Association Internationale de la Presse Sportive (AIPS), devidamente atualizados, são os únicos documentos de identificação exigíveis aos jornalistas profissionais e colaboradores da imprensa, para serem devidamente acreditados com acesso às salas de imprensa, bancada de imprensa e outros locais a que lhes seja permitido aceder nos termos deste Regulamento.

Enquanto a redacção do referido artigo 64º nº 1 do Regulamento era, desde há anos, a seguinte:

Artigo 64.º (comunicação social) 1. A carteira profissional de jornalista e os cartões do CNID e da Association Internationale de la Presse Sportive (AIPS), devidamente atualizados, são os únicos documentos de identificação exigíveis aos jornalistas profissionais e colaboradores da imprensa, para serem devidamente acreditados com acesso às salas de imprensa, bancada de imprensa e outros locais a que lhes seja permitido aceder nos termos deste Regulamento.

Em causa está a violação directa dos artigos 13º, 37º, 38º e 55º da Constituição invocando o CNID que o principio da igualdade, a liberdade de expressão e criação, a liberdade de imprensa e a liberdade sindical foram desrespeitadas pela Liga Portuguesa de Futebol profissional ao ter eliminado especifica e deliberadamente o CNID do elenco das entidades previstas naquela norma regulamentar.

A norma agora impugnada no TAD deixa bem evidente a precipitação com que o caso foi tratado pois houve a preocupação de excluir o CNID, mas esqueceram-se que é o CNID quem credencia os jornalistas para a AIPS, ou seja reconhecem o filho (AIPS) mas matam o pai (CNID) num exercício digno de uma tragédia negra, sem sentido a não ser a descriminação dirigida exclusivamente à entidade Demandante.

Entretanto, António Florêncio, Presidente do CNID, tem mantido conversações com o Presidente da LPFP, Pedro Proença, que vem manifestando aparente vontade de contribuir para a resolução pacífica deste problema, bem como a questão dos coletes para os fotojornalistas. No próximo dia 19 as duas partes irão reunir-se manifestando o CNID, desde já, a esperança de ver assuntos importantes serem resolvidos a contento.

Lisboa, 13 de Julho de 2017

António Florêncio

Presidente do CNID

Ler Mais...
 
CONCURSO DE IMPRENSA REGIONAL AOP – PRÉMIO DAVID SEQUERRA

David Sequerra recebe Prémio Fernando SoromenhoNas suas quarta e quinta edições, o Concurso de Imprensa Regional AOP adopta o nome de David Sequerra –  jornalista, promotor deste projeto e destacado membro da AOP – e um novo modelo organizativo, partilhando entre o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto e a Academia Olímpica de Portugal.

A quarta edição (2017) irá premiar trabalhos publicados em 2016 e tem prazo de envio de propostas de 1 a 31 de julho 2017. O regulamento pode ser consultado aqui .

Para concorrer à quinta edição (2018), os trabalhos publicados em 2017  deverão ser apresentados ao secretariado do concurso entre 1 de janeiro e 28 de fevereiro 2018. Informações adicionais constam do regulamento.

Aqui poderá consultar informação adicional sobre esta iniciativa.

 
PROTOCOLO GROUPAMA
CARTA AOS SÓCIOS 2016
CARTA AOS SÓCIOS
© 2017 CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto