Prémios CNID 2008

A emoção de Alfredo Farinha

Ontem, dia 13 de Outubro, entregámos os nossos prémios na sede do Comité Olímpico de Portugal. Numa cerimónia invulgarmente concorrida, Vanessa Fernandes e Naide Gomes, a selecção nacional de basquetebol e jornalistas foram distinguidos. 

Mas o grande momento aconteceu quando Alfredo Farinha, histórico jornalista de A Bola, recebeu o Prémio Prestígio Fernando Soromenho. Um acto de elementar justiça que recompensou uma das maiores figuras do jornalismo desportivo português.

“Não sou um fã incondicional de Saramago, mas li recentemente uma frase sua genial: que um Nobel nada significa às portas da morte. Para mim, confesso, este prémio tem uma importância nobel, por ser do CNID, uma célula viva de apoio ao desporto, que nasceu de um grito de revolta contra a prepotência. Nesses idos anos 60, nós, jornalistas do desporto, éramos vistos apenas como colaboradores desportivos dos jornais, enquanto outros que se limitavam a copiar e a cortar informações da Reuters é que eram jornalistas! Hoje, as coisas e os reconhecimentos são, felizmente, muito diferentes. É por isso que recebo apaixonadamente este prémio mesmo que morra daqui a dois ou três minutos”. Palavras de Alfredo Farinha momentos após ter recebido, de Vicente de Moura e António Florêncio, a terceira edição do Prémio Prestígio Fernando Soromenho, instituído pelos actuais Corpos Sociais do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto.

O inesquecível jornalista de A Bola junta-se, assim, a Artur Agostinho e Mário Moniz Pereira, galardoados em 2006 e 2007, respectivamente. Tratou-se de um fim de tarde particularmente relevante na história do CNID, que reforça a sua credibilidade e prestígio em hora de grandes dificuldades para os Jaime Cravo e a equipa da SPORT TVjornalistas, seja qual fõr a sua área de actividade.

A selecção nacional de basquetebol, na pessoa de Mário Saldanha, recebeu o prémio Equipa do Ano pela qualificação para o Europeu da modalidade e pelos espectaculares resultados alcançados na fase final, disputada em Espanha. Naide Gomes e Vanessa Fernandes pelo que fizeram até Maio deste ano (mês de aniversário do CNID) e na Comunicação Social como vem sendo da tradição, recompensámos as quatro áreas de actividade do jornalismo desportivo : Imprensa Escrita (António Tadeia – Diário de Noptícias/O Jogo), Fotografia (Miguel Barreira – Record), Rádio (Rádio Santiago, de Guimarães) e Televisão (Jaime Cravo – Sport TV).

Finalmente, o indispensável agradecimento ao Comité Olímpico de Portugal, na pessoa do seu presidente, Vicente de Moura. Mais uma vez o CNID teve ao seu dispôr as instalações do COP, numa prova de amizade que nos apraz registar e nunca esqueceremos.