DEBATE SÉRIO

GERAL – Vitor Serpa Director de A Bola, foi orador na segunda edicao das Turtulias do CDP, realizada na Universidade de Lisboa no Campo Grande, em Lisboa. Quarta feira 4 de Fevereiro de 2009. (RUI RAIMUNDO/ASF)

A CULPA É DOS JORNALISTAS!? – «A Comunicação é tão importante como a preparação dos atletas» sublinhava o jornalista Vítor Serpa, director do jornal «A Bola» após o jornalista António Florêncio, presidente da Direcção do CNID/Associação dos Jornalistas de Desporto, ter constatado que «é fundamental a existência de regras» no relacionamento entre os agentes da Comunicação Social e os agentes desportivos, neste âmbito concreto.

Florêncio evocou, a propósito, o antigo ministro Correia de Campos que sobre o «caso» Freeport declarou que os jornais só estavam preocupados em vender,mesmo não tendo substância para alimentar o noticiário. Ou seja, o tema chamado a reflexão «A culpa é dos jornalistas!? Ou o debate sobre o relacionamento entre a Comunicação Social e os responsáveis desportivos» extravasa a área específica do Desporto. Não haverá, no entanto, lugar a «constrangimentos» — enfatizou o presidente do CNID — desde que «existam regras» e estas sejam perfeitamente «definidas». Sustentou então a ideia que nos «Europeus» ou «Mundiais» de futebol as regras têm funcionado, ao contrário daquilo que tem acontecido nos Jogos Olímpicos. Bom mote para Vítor Serpa corroborar: «Há uma completa ausência de uma política de Comunicação nos Jogos Olímpicos». E exemplificou com Pequim, pois os ” erros de análise” das palavras de Marco Fortes e de Vicente Moura seriam evitáveis. A Confederação do Desporto de Portugal, presidida por Carlos Cardoso, que moderou, promoveu mais este debate das suas interessantes Tertúlias, na Reitoria da Universidade de Lisboa.Lamentamos o patente desinteresse da classe jornalística por uma iniciativa que merece melhor acolhimento.