A ÉTICA NA AGENDA DA COMUNICAÇÃO SOCIAL

ALIXANDRE MESTRE–2012-02-27–APRESENTAÇÃO COMISSÃO DE ETICA DESPORTIVA–TEATRO CAMÔES

Promover os valores éticos associados ao desporto, junto da população portuguesa, é um dos objectivos do Plano Nacional da Ética Desportiva (PNED) sendo que os alvos preferenciais são as crianças e os jovens.

O PNED foi apresentado em sessão pública concorrida (27.02.2012), em Lisboa, no Teatro Camões, e de entre a diversa matéria relevante há a sublinhar que um dos eixos estratégicos se relaciona com a projecção do tema da ética no desporto, na agenda da Comunicação Social.

Segundo refere o Manual do PNED ficou assente uma iniciativa em parceria com o Clube Nacional da Imprensa Desportiva (CNID) ou seja, “um concurso de textos sobre a ética no desporto”, a publicar “em jornais nacionais”. Regulamento e informação inerente a este concurso já se encontram disponíveis no sítio www.pned.pt.

Neste âmbito e em parceria com o jornal “A Bola”será concretizada outra iniciativa, destinada ao público juvenil, sobre a temática da ética. “Os melhores textos” serão publicados nas páginas daquele diário desportivo.

ANTONIO FLORENCIO-MARIO SALDANHA–2012-02-27–APRESENTAÇÃO COMISSÃO DE ETICA DESPORTIVA–TEATRO CAMÔES

“VALORIZAR SEMPRE A REGRA”

Ao longo da sessão intervieram o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre; Paulo Marcolino,adjunto do SEDJ (ligação ao Gabinete de Coordenação do PNED); José Carlos Lima, coordenador do PNED, Manuela Eanes, representante da Comissão Científica de Honra; Nelson Évora, em nome dos embaixadores da ética desportiva, e o Ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

Alexandre Mestre aproveitou o ensejo para salientar que prefere “admirar e mostrar a estética e a festa de um grande derby — no terreno de jogo,no seu perímetro e nas bancadas” do que,por exemplo, “reiterar a disseminação de imagens de um acto violento, racista ou xenófobo,no campo ou fora dele.” O SEDJ fez questão de enfatizar,então, que o mais importante é valorizar a “regra” e não a “excepção”.

No enquadramento desta iniciativa surge, entretanto, o Provedor da Ética Desportiva e das respectivas funções se encarregará o Juíz Desembargador Sérgio Abrantes Mendes. O Provedor também membro da Comissão de Honra, presidida pelo Presidente da República, e da qual fazem parte nomes do Desporto português como Eusébio, Rosa Mota,Carlos Lopes, Moniz Pereira,Vicente Moura.

Nota,ainda, para o Grupo Vocacional de Música da Casa Pia de Lisboa e do Grupo de Dança contemporânea “As Marias” do Clube EDP,cujas actuações se integraram no conceito valorativo do respeito pelo corpo e o crescimento harmónico da pessoa.

Além do Manual,já aqui referido,o PNED dispõe de outras edições próprias como sucede com a “Carta Olímpica” (em vigor desde 08.07.2011), numa “tradução livre,oficiosa e graciosa” de Alexandre Mestre e Filipa Saldanha Lopes; e “Ética Desportiva”, conferência de Luís Marques Mendes em 05.12.2011, a convite do Panathlon Clube de Lisboa, publicação que conta com contributos de Maria Emília Azinhais, Rodolfo Begonha e Mariz Fernandes.