Vanessa Fernandes, 26 anos, vice-campeã olímpica de triatlo e Nelson Évora, 28 anos, campeão olímpico de triplo salto, ambos atletas do S.L.Benfica, foram distinguidos pelo XIX Governo Constitucional com a medalha de Honra ao Mérito Desportivo.
A entrega da referida distinção aconteceu durante a apresentação pública do Plano Nacional de Ética Desportiva (PNED) que decorreu no Teatro Camões, no Parque das Nações (27 Fevereiro).
Os dois campeões manifestaram o conforto que sentiam por verem reconhecido o seu trabalho diário e as suas conquistas sempre com “honra e mérito”, no respeito pelos princípios, regras e valores da tolerância e fair play e do “jogo limpo”, perante uma plateia numerosa que lhes tributou forte aplauso e onde se viam,por exemplo,antigos e actuais atletas como Rosa Mota, Telma Monteiro, Nuno Delgado, Carlos Lopes, Bessone Basto, Paulo Madeira, Vítor Baía, João Silva, ou nomes também importantes do Desporto em Portugal como são os casos de Gentil Martins, Moniz Pereira e Rodolfo Begonha.
À margem da cerimónia Vanessa Fernandes declarou aos jornalistas que está “fora de hipótese” competir nos Jogos Olímpicos Londres 2012. “Foi uma decisão difícil”mas, como explicou, foi uma decisão “ponderada, honesta e verdadeira.”
Ausente de Londres estará, também, Nelson Évora, a recuperar de uma intervenção cirúrgica.
Vanessa e Nelson, dois dos muitos atletas cujos currículos registam Prémios CNID, foram dois dos escolhidos para a bolsa de embaixadores da nobre empresa que visa divulgar, promover e sustentar no terreno os fundamentos mais genuínos da ética no Desporto.