DIVERSÃO E EMOÇÃO MARCARAM OS PRÉMIOS CNID ZON SAGRES 2012

O Prémio Vítor Santos atribuído a Nuno Travassos do website Maisfutebol foi entregue por Joaquim Rita e inaugurou a cerimónia. O galardão reconhece um jornalista revelação da imprensa escrita e o vencedor agradeceu aos “colegas de profissão que todas as semanas gostam de aconselhar, ajudar e ouvir” e ao Maisfutebol pela diversidade de trabalhos e confiança que nele depositou.

Ainda na imprensa escrita, o Prémio José Neves de Sousa distinguiu Rui Dias, jornalista do Record. Entregue por Maria José, viúva de José Neves de Sousa, e por António Magalhães, Vice-presidente do CNID e Director adjunto do Record, foi recebido com muita emoção por Rui Dias, que lembrou a importância de uma distinção “que nos é dada pelos camaradas de armas” e que simultaneamente “responsabiliza”, no sentido em que deverá honrar este reconhecimento.
Alexandre Santos e Ribeiro Cristóvão
José Ribeiro e António Florêncio

Na televisão, Alexandre Santos (RTP) recebeu o Prémio Alves dos Santos das mãos de Ribeiro Cristóvão, Presidente da Assembleia Geral do CNID. Alexandre Santos lembrou a equipa não visível que lhe permite fazer o seu trabalho, elogiando a RTP, “uma empresa enorme na força e alma” e agradecendo a Ribeiro Cristóvão, o “pai profissional” que na Rádio Renascença há alguns anos conseguiu imaginar nele “um miúdo de 17 anos, um jornalista”.

Da imagem em movimento para a fotografia, o galardão Nuno Ferrari foi atribuído ao repórter fotográfico José Ribeiro da Reuters e entregue por António Florêncio, Presidente do CNID/AJD. “O meu dom não é o da palavra, por isso recebi o prémio de fotografia. Conheci o Nuno Ferrari e é uma grande responsabilidade ter este prémio em casa” afirmou José Ribeiro.

António Gonçalves e Francisco Paraíso
António Florêncio e João Ricardo Pateiro

A surpresa da cerimónia foi a atribuição de um prémio a António Gonçalves, técnico de equipamentos da Federação Portuguesa de Futebol (recentemente reformado), pela sua dedicação. Entregue por Francisco Paraíso, Presidente-adjunto do CNID, esta distinção foi justificada pelo “sentimentalismo português” e encontrou um premiado de poucas palavras mas agradecido.

Descontraído e original, João Ricardo Pateiro (TSF) recebeu o Prémio Artur Agostinho que distingue o melhor jornalista de rádio. O comentador animou a audiência com algumas gaffes de colegas de profissão, elogiou o nome do galardão e prometeu emoção na cobertura do Europeu que se aproxima com uma pequena demonstração do seu métier.
Carlos Cardoso e João Silva
Sofia Rolão, Murillo Lopes e Gonçalo Roque David Sequerra e António Jose Gouveia

De fora para dentro de ‘campo’, a cerimónia prosseguiu com os protagonistas desportivos. Murillo Lopes, Secretário-geral do CNID, entregou a Gonçalo Roque e Sofia Rolão o Prémio de Atletas do Ano. A dupla de ginástica acrobática do Ginásio Clube Português salientou o ano fantástico pelo que alcançaram na sua modalidade e a alegria pelo reconhecimento da Associação de Jornalistas Desportivos.

Ainda nos Atletas do Ano, Carlos Cardoso, Presidente da Direcção da Confederação do Desporto de Portugal, entregou a João Silva, (triatlo, SCP) o seu prémio. O desportista sublinhou a importância do prémio, felicitando todos os distinguidos no âmbito dos Prémios CNID Zon Sagres 2012.

António José Gouveia, treinador do velejador João Rodrigues, recebeu o último Prémio Atleta do Ano das mãos de David Sequerra, sócio nr. 3 e fundador do CNID. Nas palavras de António José Gouveia “este é um prémio para uma longa carreira com muitos êxitos”.

Da vela enfunada à bola na rede, os prémios que encerraram a cerimónia reconheceram personalidades do mundo do futebol. Nuno Madureira, Presidente do Conselho Fiscal do CNID , entregou a Fernando Santos (seleccionador da Grécia) a distinção para Treinador do Ano no estrangeiro. “Esta vida de treinador é difícil, mais ainda para quem está no estrangeiro. Quero dedicar este prémio aos meus colegas no estrangeiro. Portugal é o país com mais treinadores no estrangeiro e eles são campeões por onde passam” afirmou Fernando Santos.
Fernando Santos e Nuno Madureira Paulo Camacho e Paulo Bento
Alexandre Mestre, Paulo Bento e Nuno Pinto de Magalhães

Paulo Bento, Seleccionador Nacional, subiu ao palco para um duplo reconhecimento – o de Treinador do Ano, entregue por Paulo Camacho, Director de Comunicação da Zon Multimédia, e o de Equipa do Ano, atribuído à “Equipa de Todos Nós” e que foi entregue pelo Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Alexandre Mestre, e por Nuno Pinto de Magalhães, em representação da Sagres. O Seleccionador Nacional agradeceu a todos os treinadores que teve ao longo da sua carreira, às instituições que representou e aos jogadores (o mais importante da modalidade), afirmando a importância do colectivo: “não se consegue nada sozinho, muito menos no futebol”.

Coube a Alexandre Mestre concluir a sessão. Após salientar a importância do jornalismo desportivo, o Secretário de Estado apelou aos jornalistas para utilizarem o seu poder “com muita responsabilidade e a máxima ética” num ano de Campeonato Europeu de Futebol, Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Com respeito pelos atletas, pelo público e pelo desporto, Alexandre Mestre pediu cautela na forma de abordar expectativas e resultados, respectivamente antes e depois destas competições. “A ética vive-se” e no âmbito do Ano Nacional da Ética no Desporto, a SEJD e o CNID desenvolveram um concurso destinado à imprensa regional, com o objectivo principal de promoção dos valores éticos associados ao desporto junto da população portuguesa.