HISTÓRIA DO CNID EM EXPOSIÇÃO

Não passou despercebida, naturalmente, a fotografia de Eusébio em quadro gigante,que permanece na sede do CNID, uma imagem que correu mundo durante e após o “Mundial” de Futebol /Inglaterra 1966. Eusébio a recolher a bola do fundo de uma das balizas onde acabava de marcar um dos seus inúmeros e espectaculares golos. Imagem mágica que a arte e a sensibildade de Nuno Ferrari, jornalista de “A Bola”, fez dispensar outras palavras. E quando evocamos o Nuno, um quase confidente especial de Eusébio, a saudade que não se apaga estende-se, se nos permitem, ao seu grande amigo António Capela, do “Record”, outro fotojornalista na arte da imagem. E através deles homenageamos todos os repórteres-fotográficos que já nos deixaram. Bem hajam!

E aquela foto de Artur Agostinho em Inglaterra a entrevistar, em 1966, para a antiga Emissora Nacional de Radiodifusão (EN) o grande capitão Fernando Mendes, não faltou no expositor e também faz parte do nosso espólio físico e de boas memórias.

Igualmente interessante foi a exibição de material de televisão, velho, muito antigo mesmo, que saltou oportuno do museu da RTP.