JOSÉ MOURINHO EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

MOURINHO E O “FAIR-PLAY”, A HOMENAGEM AOS PORTUGUESES “COM DIFICULDADES”

E A DEFESA DO FUTEBOL PORTUGUÊS

José Mourinho e António FlorêncioApós dedicar o Prémio Prestígio “Fernando Soromenho” que lhe foi entregue pelo CNID aos concidadãos que passam por momentos graves de privações económicas e sociais, José Mourinho, na primeira Conferência de Imprensa da presente temporada desportiva (2012/2013), escassos minutos após o avião que transportou a equipa do Real Madrid até Lisboa ter aterrado no aeroporto da Portela, ao princípio da tarde da passada sexta-feira, 27 Junho de 2012,deixava no ar uma declaração carregada de “fair-play” quando perguntado sobre a hipótese de repetir este ano a conquista da Bola de Ouro da FIFA. “A minha Bola de Ouro está ganha com a conquista do campeonato do futebol espanhol “.

O treinador dos madridistas lembrou, a propósito, que quando foi segundo em 2011, aceitou a votação com a mesma atitude respeitosa registada em 2010 – quando nesta data foi o primeiro dos primeiros,entre os seus pares. “Este ano… seja primeiro ou seja quinto,tudo bem, quem vota, vota! Aceitarei igualmente os votos. O trabalho está feito, ao longo de onze meses.” salientou.Mourinho não perdeu então a oportunidade para valorizar os prémios colectivos.”Fui o único no Mundo a vencer três dos campeonatos mais importantes do futebol aos quais junto títulos no meu país, o que para mim também é muito importante!” disse-o assertivo e com emoção.

OS BENFIQUISTAS, EUSÉBIO E FÁBIO COENTRÃO

Sempre disponível para os jornalistas ibéricos da Imprensa escrita, da rádio e da televisão, além dos novos comunicadores do on-line, José Mourinho respondeu em separado às questões colocadas pelos profissionais portugueses e espanhóis e tentou não deixar ninguém sem a resposta solicitada, numa jornada de convívio e de trabalho, bem sucedida, que o CNID se honra de ter patrocinado, e que contou com a intermediação do assessor de Imprensa do Real Madrid e do presidente da Direcção do CNID António Florêncio. A falar de Eusébio: José Mourinho agradeceu-lhe o facto de quando ele, Mourinho “se começava a apaixonar pelo futebol” ele, Eusébio “estava no auge da sua carreira”.”Estou-lhe grato, agora, pelas suas palavras.É um português que apoia e vive a vida dos portugueses que estão fora, de um modo especial “Eusébio é Eusébio e ponto! Para qualquer português, e não só de Lisboa. É como Di Stefano.. em Madrid”.

Comentando o facto de Fábio Coentrão ter antecipado o final de férias só para não faltar ao Benfica-Real Madrid, no Estádio da Luz, integrado na “Eusébio Cup” Mourinho foi directo ao assunto: “Fábio é um benfiquista,b enfiquista”. Saíu pela carreira, pela situação económica,mas o coração do Fábio é vermelho”. E mais: “Para ele havia um significado especial regressar ao Estádio da Luz. Jogar aqui e ser aplaudido pelos adeptos benfiquistas também serve para a sua autoestima. “E sublinhou Mourinho:”Em Madrid não é assim”. Tanto não é que o técnico do campeão espanhol apelou à “afición blanca” para que possa no futuro acarinhar e compreender melhor o Fábio. Foi nesse enquadramento que o “special one” afirmou alto e bom som que neste momento “não levava nenhum jogador português” para o Real Madrid. “Apesar de existirem bons jogadores em Portugal, só levaria alguém de quem não gostasse”. A explicação clara, de seguida”. A vida no Real é muito dificíl.Tem que ser um Cristiano, um Pepe, um futebolista maduro, para resistir a uma situação que não é fácil. É ter de provar todos os dias,em cada minuto, a cada jogo!” Mais dificíl, ainda: “Não é ter de ser melhor do que os outros, é ter de ser muito melhor!”

ADEPTO DA EQUIPA NACIONAL EXIGE MAIS FORMAÇÃO

Mourinho reflectiu sobre o futebol português e até se manifestou “um adepto incondicional da Selecção Nacional”. Mas avisou, peremptório: “Estou fora e cada vez sou mais adepto incondicional da Selecção Nacional. O futebol português tem de pensar que a selecção não pode “comprar” jogadores é preciso, por isso, formar jogadores”. O técnico do Real Madrid também se manifestou quanto ao equilíbrio ou desequilíbrios no campeonato português: “Gostaria de ser surpreendido, mas creio que o Benfica e FC Porto estarão de novo lado a lado pela conquista do título”. E ainda, sobre este tema: “O Sporting e o Braga surgem depois, mas vejo as equipas competitivas.”

José Mourinho não deixou de projectar votos de boa sorte ao Benfica e ao Real para a Liga dos Campeões e um desejo: “Espero que nos possamos encontrar em circunstâncias diferentes” como, por exemplo “nos grandes duelos dos anos sessenta” porque – admitiu — “os mais velhos vão-se recordar dos grandes encontros entre Benfica e Real Madrid da década de sessenta e os mais poderão fica a conhecer melhor a história!” Mourinho ” em forma” e agora se o quiserem escutar esperem um bocadinho “só volto a falar daqui a duas semanas!” observou o treinador José Mourinho, o melhor do Mundo no seu ofício, cidadão do Mundo.

JOSÉ MOURINHO RECEBEU O PREMIO PRESTÍGIO FERNANDO SOROMENHO

José Mourinho, Prémio Prestígio “Fernando Soromenho” do CNID relativo ao ano 2012, agradeceu ontem em Lisboa,com emoção, a forma como o seu trabalho tem sido reconhecido, principalmente neste seu país de origem, no Portugal que ele tanto ama – como fez questão de enfatizar: “eu sou um patriota!”e aproveitou o ensejo para sublinhar que isso “será sempre” um motivo “de orgulho para mim e para a minha família”.

O treinador português do campeão de Espanha, Real Madrid, expressou toda a sua gratidão ao referir “a simpatia que o CNID” lhe tem dedicado e que tem sido “extensiva” também “à família”.

Agradeceu, igualmente, aos patrocinadores do CNID – Sagres e Zon – pelo facto de estarem associados à distinção que a associação portuguesa dos jornalistas desportivos lhe outorgou em 2012. Os seus representantes Nuno Pinto de Magalhães (Sagres) e Nuno Cintra Torres (Zon), na companhia de António Florêncio (presidente da Direcção do CNID), procederam à entrega do troféu a José Mourinho.

A sala Lusitano I do Pestana Palace Hotel, em Lisboa, regorgitava na manhã de ontem de jornalistas ibéricos e entre a assistência viam-se alguns dos seus amigos portugueses, como por exemplo Humberto Coelho, vice –presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Pinto (director da FPF), Silveira Ramos (presidente da Associação Portuguesa de Treinadores), Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, Ilídio Trindade, representante da Confederação do Desporto de Portugal, Rui Manhoso, ex-presidente associativo em Santarém e actual vice-presidente da FPF e o jornalista Eládio Paramés, assessor de imprensa pessoal de Mourinho.

A visita do Real Madrid ao Estádio da Luz para nova edição da “Eusébio CUP”, jogo atractivo com a equipa do S.L.Benfica fez com que os madrilenos fizessem deslocar a Lisboa o seu numeroso “staff” altamente profissionalizado, tanto mais que os homens do “Santiago Bernabéu”regressaram a casa logo após a conclusão do compromisso competitivo com a equipa benfiquista.

Poder-se-á dizer com propriedade, aliás, que muito do frenesim que envolve uma equipa galáctica como a da formação madridista passa nos tempos modernos também pela projecção mediática de José Mourinho, não fosse ele um “special one”.