José Manuel Constantino, de 62 anos, é o primeiro presidente do Comité Olímpico de Portugal com formação académica em Educação Física e Desporto, licenciatura obtida no antigo INEF (Instituto de Educação Física), depois ISEF (Instituto Superior de Educação Física) e actual Faculdade de Motricidade Humana.
Constantino foi presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), entre 2000 e 2002 e do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), no período de 2002-2005. Foi membro do Conselho Superior do Desporto (2001-2005) e à data desta sua nova tarefa, na vida desportiva portuguesa, presidia à empresa municipal Oeiras Viva! (EEM), integrando um concelho que se evidencia pela qualidade de vida e cujo Município desenvolve actividade relevante,entre outras, nas áreas desportiva e cultural.
Experiência e prestígio
José Manuel Constantino para liderar com sucesso este “projecto de mudança” faz-se acompanhar por uma equipa também experiente e também com prestígio, nacional e internacional.
Como exemplo, apenas, vejamos na Comissão Executiva, algumas das personalidades bem conhecidas do tecido Associativo Desportivo português, como são os casos de presidentes ou ex-presidentes federativos António Lopes Aleixo (Judo), Artur Lopes (Ciclismo), Mário Santos (Canoagem) foi chefe da Missão Olímpica, Londres 2012.
A presença ainda, sempre muito saudada, da campeoníssima da maratona Rosa Mota e nota também para Hermínio Loureiro,um ex-secretário de Estado do Desporto, no Governo da República liderado por Durão Barroso; ex-presidente da Liga de Clubes de Futebol Profissional e actualmente vice-presidente da Direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no elenco comandado por Fernando Gomes. Hermínio Loureiro que desempenha nesta data, recorde-se, funções de presidência autárquica.