“POR TODOS E PELO FUTEBOL E TUDO COM COMPROMISSO”

360 é nome de revista, “a revista oficial do desporto-rei”, publicação editada pela Federação Portuguesa de Futebol cujo primeiro número foi dado à estampa em data recente, com periodicidade bimestral (o nº 1 refere-se a Março-Abril 2013).

Apresentada em bom papel, bem ilustrada e com uma capa sugestiva na 360 o presidente da Direcção da FPF, Fernando Gomes, aproveita o editorial “Futebol com sentido de Compromisso” para historiar um ano de trabalho que também passou pela “reestruturação interna da Federação, que se prepara para chegar, em 2014, ao ano do centenário” e para deixar a sua melhor expectativa: “Esperamos que esta revista bimestral seja mais um espaço, por excelência, de conhecimento e divulgação das nossas actividades”. Fernando Gomes assina, então, “Por todos. Pelo Futebol. Tudo. Com Compromisso”.

A FPF é um mundo de futebol, não é só uma selecção, são 17 equipas nacionais, são senhoras e homens, jovens de ambos os sexos, desde os infantis aos seniores. Não é só futebol de onze. Também o futsal e o futebol de praia. E a solidariedade em pano de fundo: a FPF é “embaixadora para a Missão Sorriso”. Além dos atletas são também os treinadores, os dirigentes, os médicos e paramédicos, a comunicação e o marketing, os funcionários de escritório e os de campo. Por isso mesmo esta primeira edição da 360 reflecte esse mundo através de 361 páginas bem preenchidas de leitura diversificada.

Voltar ao Brasil 42 anos depois

Notas para uma entrevista com o médio da selecção nacional de futebol de onze, João Moutinho, e para as interessantes colaborações de Jorge Sampaio, ex-Presidente da República (as memórias de um “adepto especial”); de Silveira Ramos, Director-Técnico Nacional (reflexões sobre modelos competitivos); de Vítor Serpa, director do jornal “A Bola” e um dos velhos associados do CNID (opinião-comentário sobre a indústria do futebol); de Nuno Pereira, director-executivo da Académica de Coimbra (licenciamento de clubes); de Henrique Jones, médico da selecção nacional (prevenção de lesões); de Júlio Vieira e de Manuel Machado, presidentes das Associações de Leiria (84 anos) e de Braga (90 anos), respectivamente; de Luís Afonso ( “cartoon” e humor com o talento do geógrafo-desenhador); António Barão (presidente) e João Valério (vice-presidente) evocam a recuperação do SC Farense, aos 103 anos de existência.

Referência obrigatória para o espaço intitulado “Máquina do tempo” onde se relembra a brilhante participação da equipa nacional “A” na chamada Mini-Copa, ou seja, o Torneio de Futebol associado às comemorações da Independência do Brasil,no ano de 1972.

E voltar ao Brasil, 42 anos depois, é um objectivo natural: a selecção comandada por Paulo Bento está a tentar, nesta data, uma presença na fase final do Campeonato do Mundo” Brasil 2014. É por isso que todos nós esperamos….
Uma casa no Jamor para as selecções e para a Federação

A revista oficial da FPF revela em pormenor: “A Cidade do Futebol” junto ao Estádio Nacional, no concelho de Oeiras, será “um projecto que vai revolucionar o futebol português; selecções e FPF terão melhores condições para trabalhar”.

E mais: “Vale do Jamor com nova cara, a partir de Julho 2015; a adjudicação das obras está prevista para Janeiro 2014, um mês depois do prazo para terminar a fase de candidaturas.”

É passar “do sonho à realidade” como se titula na página 84.

Quanto à final da Taça de Portugal, a grande festa do futebol português, desde longa data, “está garantida no Jamor” este ano e “por mais três”, com “obras de melhoria há muito reclamadas – a cargo do Estado” conforme escreveu Fernando Gomes nesta primeira edição da 360.