Tendo o verdejante Vale do Jamor por cenário a nossa associação promoveu na Tribuna de Honra do Estádio Nacional mais uma cerimónia, das várias iniciativas anuais de reconhecimento público, concluindo assim a entrega dos Prémios 2013, CNID ZON SAGRES e proporcionando, por exemplo ,o reencontro entre canoístas olímpicos, Emanuel Silva e Fernando Pimenta. E Rui Costa mesmo a voar para Pequim manifestou o seu agrado pela distinção do CNID, nas redes sociais. Um gesto à campeão do Mundo!
O Sol quente de Outono acariciou nesta tarde de terça-feira 8 de Outubro 2013, o verdejante Vale do Jamor e pôde, assim, valorizar a imponência da Tribuna de Honra do Estádio Nacional onde a nossa associação entregou os últimos Prémios 2013 CNID ZON SAGRES homenageando como é habitual o esforço e a dedicação de todos os eleitos anualmente.
O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que nos tem distinguido com a sua presença e a sua palavra de incentivo não pôde comparecer, desta vez, por ter em agenda, à mesma hora, uma audiência parlamentar.
Além do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Augusto Baganha recebemos também com agrado a partilha do nosso convívio por parte de José Manuel Constantino, presidente do COP, Carlos Paula Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), Carlos Marta, novo presidente da Fundação do Desporto (FD), José Carlos Lima, coordenador do Plano Nacional da Ética Desportiva (PNED), João Pedro Graça, director do Estádio Nacional, e outros membros da sua administração.
Convidados
Sempre bem vindos os representantes dos nossos patrocinadores Nuno Pinto Magalhães (SAGRES) e Isabel Borgas (directora de comunicação da nova empresa Zon-Optimus, entretanto formada) e outros colaboradores e colaboradoras das duas empresas.
Muitos outros dos nossos amigos, dirigentes do tecido Associativo, como Jorge Vieira,presidente da Associação Portuguesa de Atletismo ou Alexandre Pereira (FPF), directores dos diários desportivos, Vítor Serpa (A Bola), director também de A Bola-TV e actual presidente da Assembleia-Geral do CNID, João Querido Manha, director de Record e comentador residente da CMTV, membros dos corpos sociais e associados veteranos do CNID como são os casos de David Sequerra, Vasco Resende e de João Correia.
Lamento entristecido e mais de 300 Kms de táxi
Ruben Faria, vice-campeão do Dakar, não conteve o seu desapontamento na hora de manifestar gratidão pelo troféu CNID ZON SAGRES, que lhe foi atribuído como um dos melhores atletas do ano, por ter sido esquecido no almoço que o actual primeiro-ministro ofereceu na residência oficial, em S.Bento, aos atletas que em data recente conquistaram louros desportivos para Portugal e para as respectivas modalidades, nas competições além-fronteiras.
“ERuben Faria e Isabel Borgassquecido, sim ,porquê eu?”. O lamento entristecido do “motard” algarvio, que foi recebido em apoteose no aeroporto de Faro por uma multidão ruidosa, aquando do regresso ao nosso País, após conseguir um feito inédito para o motociclismo português. Ruben falou aos jornalistas sobre o assunto, sempre com muita mágoa, mas feliz com o prémio CNID ZON SAGRES bem junto a si “este prémio é importante e eu não poderia faltar” dizia Ruben. Pois, e quase ninguém sabia. Para estar no Jamor ele teve de alterar os planos de viagem a Marrocos, integrado na sua equipa – participação na última etapa do “Mundial” em todo-o-terreno. Por isso quando Ruben chegou a Fez, sózinho, mais tarde, após passar por Barcelona, iria contabilizar de táxi, mais de três centenas de quilómetros. Mas esteve connosco é nós gostámos muito de estar com ele. Força Ruben!
A gratidão de Rui Costa nos céus, a caminho de Paris
Ryszard Hoppe, seleccionador de canoagem, de ferias na Polónia, seu país natal (treinador do ano); Frederico Silva, tenista em competição no Porto (revelação do ano) e o ciclista Rui Costa (atleta do ano), distinguido ainda antes de ser campeão do mundo de estrada, em linha, de malas aviadas para Pequim com escala em Paris, fizeram-se representar. E todos eles foram muito bem representados é certo, sendo que noutra oportunidade contamos ter o prazer de os ver mais perto de nós.
Rui Costa, entretanto, não se esqueceu do evento em que ele também era notícia e, lá dos céus, debitou através das redes sociais todo o seu contentamento por fazer parte da lista dos “melhores” em 2013, Prémios CNID ZON SAGRES.
“Obrigado por terem reconhecido o meu trabalho”. E à campeão considerava:”Tive pena de não estar presente mas,como sabem, a época ainda não terminou”.Por isso, como a época não terminou, Rui Costa estivera na Volta à Lombardia e encontrava-se, ao tempo desta sua escrita, a “voar para Paris” escala da sua viagem que tinha a China, por destino final.