Responderam à chamada os seguintes atletas com experiência olímpica e paralímpica, no caso de Fábio Inácio:
— David Rosa (Ciclismo BTT – XCO);Nuno Barreto (Vela-classe 470);Jorge Paula (Atletismo,400 m e 400 m barreiras); Fábio Inácio (Paraciclismo D).
Cada um, à sua maneira de ver e de sentir, passou notas interessantes, diversificadas, através de exposições fáceis de acompanhar e ilustradas com conteúdos em vídeos bem elaborados. Junto desta comunidade escolar ficaram bem vincados os traços do dia a dia de um atleta olímpico (e paralímpico) e sobressaiu o esforço individual relacionado com as respectivas preparações olímpicas, todas muito exigentes e a reclamarem de cada um dos atletas em apreço, um espírito de sacrifício notável. Saliente, ainda, o facto de nenhum deles ter deixado para trás outro dos objectivos importantes para as suas vidas, qual seja, a formação académica.
“Entre na vida quotidiana dos atletas”
Em data recente, aliás, a socióloga e investigadora Ana Santos, docente da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) publicou um documento expressivo que intitulou “Um dia olímpico”- “entre na vida quotidiana dos atletas”, a que a editora “Visão & Contextos” deu forma em livro, após desafio singular lançado pela Associação dos Atletas Olímpicos de Portugal (AOP) e corroborado pelo COP.
Muito do que Ana Santos registou neste seu curioso e muito bem documentado trabalho foi ouvido, agora, em Caxias, na EBI de São Bruno, por outras palavras ou com outros sentimentos; quer dizer: melhor se percebeu, agora, como o lema olímpico ”citius,altius,fortius” se transformou em “argumento de…, e da vida” não só para os atletas mas, também, para todos e cada um de nós!
A interacção que se estabeleceu, espontaneamente, entre os atletas convidados e a comunidade escolar aqui referida (no total são 6oo jovens, de ambos os sexos, dos seis aos 16 anos) proporcionou diálogos de uma riqueza humana, dir-se-ia, comovente!
E assim correu aquela manhã invernosa de Fevereiro 2014,numa escola básica integrada, com gente muito jovem a preparar-se com as boas ferramentas que a prática desportiva lhes oferece através da exultação do “jogo limpo”,da solidariedade, e do “fair–play”, do espírito desportivo e da inspiração do olimpismo, para que a vida diária possa ter sentido!
Participações relevantes
Lançamento dos “postais dos atletas”Fica o registo, entretanto, das personalidades que responderam presente, nesta oportuna iniciativa da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) do COP.
Paulo Marcolino, adjunto na Secretaria de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ); Carlos Morgado, vice-presidente do Município de Oeiras; José Carlos Lima, coordenador do PNED; Humberto Ricardo, do PNED; Luís Paulo Relógio, da Comissão Jurídica do COP; Fernando Costa, da Academia Olímpica de Portugal (AOL);Rui Amaro, da Fundação do Desporto; João Neto, presidente da CAO; Filipe Duarte Leão e Carla Ribeiro, técnicos na C.M.Oeiras; Raquel Viana, deptº de Comunicação do Município oeirense; Ricardo Bendito, assessor na CAO.
Uma saudação especial, de apreço, para Sandra Faria, excelente intérprete de linguagem gestual, que muito ajudou na vontade manifestada por Fábio Inácio (surdolímpico) em comunicar o melhor que lhe fosse possível, e a sua intervenção acabou por correr muito bem.
A nossa Associação esteve representada pelo secretário-Geral do CNID, Murillo Lopes.
Postal de João André Pinto: