“A ÉTICA DA RELAÇÃO COM OS OUTROS E CONNOSCO”

Fernando Santos(Treinador da Selwecção Nacional de Futebol) Emidio Guerreiro(Secretario de Estado da Juventude e Desporto)Lançamento do Livro Ética e Valores no Desporto,Palácio Foz,Restauradores,Lisboa

Numa nota prévia Emídio Guerreiro (SEDJ) sublinha que este é “acima de tudo um documento necessário” tanto mais que a “pluralidade de análise” assumida se evidencia “pelas diferentes proveniências dos autores” constituindo, por isso mesmo, “um bom exemplo de uma conquista arrojada, por parte do PNED”.

O livro em apreço contou com a superior coordenação do catedrático Michel Renaud. O académico belga, aposentado de Filosofia (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa), é membro efectivo da Academia de Ciências de Lisboa e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.

Referia Renaud, na sua intervenção, que esta iniciativa faz parte dos “sinais dos tempos” porque retrata “experiência e vivência de desportistas de eleição” em momentos diversos das suas vidas em que o “respeito, a vontade e até o orgulho apareceram como sinal de ética”

“Ética e Valores no Desporto” acolhe precisamente, na primeira parte, das suas 309 páginas, os testemunhos de trinta protagonistas do Desporto português como são os casos, por exemplo, de Fernando Santos, Carlos Lopes e Nuno Delgado, presentes na cerimónia, e ainda os de, entre outros, António Oliveira (“Toni”),Tomaz Morais, Aurora Cunha, Obikwelu, Ezequiel Canário, Domingos Paciência, Edite Fernandes (capitã da selecção nacional de futebol feminino), Jorge Pina(antigo pugilista e actual atleta paralímpico).

Humberto Coelho (vice-presidente da FPF) e o prof. Manuel Sérgio (provedor da Ética no Desporto),sentados lado a lado, ouviram Fernando Santos (Prémio CNID para o melhor treinador português no estrangeiro, 2013) com particular  atenção, nomeadamente quando em dado momento das sua interessante dissertação o seleccionador nacional do futebol português recorrendo-se do filósofo ateniense Sócrates declarou, assertivo, que “um dos problemas de não mudarmos o Mundo é não sabermos mudar-nos a nós próprios”. Para Fernando Santos “ética na vida” será  “a nossa relação com os outros e connosco” e, nesta perspectiva,”o desporto não foge à regra”.

Entretanto, e antes de o apresentador de serviço, João Gonçalves (dirigente do CNID), ter dado por concluída a cerimónia o representante da editora Afrontamento, José Ribeiro, manifestou satisfação pelo sucesso desta parceria com a SEDJ/PNED/IPDJ.