TAÇA DO DESPORTO ESCOLAR NO CINQUENTENÁRIO DO CNID

Emidio Guerreiro(Secretario de Estado Juventude e Desporto) Antonio Florencio (Presidente do CNID)Apresentação do Programa dos 50 Anos do CNID,C.M.Lisboa

O programa comemorativo dos 50 anos da fundação do CNID, efeméride relevante da nossa Associação de Jornalistas Desportivos, foi apresentado no histórico e bonito espaço da Sala-Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, na Praça do Município.

De entre as iniciativas inseridas no impressivo e significativo programa podemos destacar a Taça “Desporto Escolar/CNID” 2015-2016 , competição a nível nacional destinada a jovens de ambos os sexos, nascidos em 2002, 2003 e 2004 — alunos do 7º ano de escolaridade distribuídos por 24 agrupamentos de escolas do nosso País.

Competição a que o CNID se associa com muito interesse, tanto mais que o escalão etário referido não está abrangido, nesta data, por qualquer outra actividade de idêntico teor.

O nosso entusiasmo encontrou, aliás, sólida projecção na parceria estabelecida, para o efeito, ao nível da respectiva área estatal, a do “Desporto Escolar”, com o apoio indispensável do IPDJ e a colaboração, naturalmente, das Federações cujas modalidades estão incluídas neste projecto competitivo escolar.

Esta competição desenrolar-se-á por três fases, nas quatro seguintes modalidades desportivas:– andebol (jogo 5×5), atletismo (equipa mista de seis alunos- três fem/3 masc; salto, lançamento e estafeta) basquetebol (jogo 3×3), ténis de mesa (equipa mista de quatro alunos- dois fem/dois masc.; um singular masculino e um singular feminino. mais um par misto).

A 1ª fase — Interturmas, decorrerá até 18 de Março; a 2ª fase — Interescolas, até 22 de Abril; 3ª fase –Final Nacional, 7 e 8 de Junho, em Lisboa, regime de concentração, num dia de competição.

O vencedor será o agrupamento de escolas que obtiver maior número de pontos, no conjunto das quatro modalidades propostas (seis competições) para esta Taça do “Desporto Escolar/CNID” 2015-2016.

A pré-inscrição, on line, foi concluída em 20 de Novembro 2015. Para aferirmos, numa primeira análise, da importância desportiva, e até pedagógica desta iniciativa, a que o CNID-AJD se orgulha de estar associado, basta salientar que a estrutura dirigente do Desporto Escolar se propõe mobilizar 768 alunos/praticantes desportivos e 96 professores.

Acresce sublinhar, ainda, que esta iniciativa, integrada nas comemorações dos 50 anos da nossa Associação revela-se como um espaço privilegiado para a sustentação da cultura do fair-play e consequente estímulo, para o cimentar das boas práticas da Ética, desportiva e social.

Antonio Florencio (Presidente do CNID)Jose Manuel Constantino(Presidente do Comite Olimpico de Portugal) Emidio Guerreiro(Secretario de Estado Juventude e Desporto)Jorge Maximo(Vereador do Desporto da C.M. Lisboa)Carlos Cardoso(Instituto do Desporto) Apresentação do Programa dos 50 Anos do CNID,C.M.Lisboa

O arranque foi no Jamor

O programa do cinquentenário foi apresentado, publicamente, (16 Nov.2015) pelo presidente da Direcção do CNID-AJD, António Florêncio, que contou com a companhia sempre bem-vinda de Emídio Guerreiro, SEDJ (que em data posterior cessou funções governativas na Secretaria de Estado do Desporto e Juventude), José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Carlos Paula Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP),Jorge Máximo, vereador de Desporto, na Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Noutro texto que também publicamos, no nosso “sítio”, registamos as incidências de outra iniciativa nesta âmbito comemorativo, e porque não dizê-lo, festivo, do CNID e que se relaciona com o Simpósio Internacional de Jornalismo Desportivo, subordinado ao tema sempre actual de “A Ética no Desporto e nos Media”(23 Nov.2015) .

Antes disso, deveremos referir, para memória futura, que o início, propriamente dito, da comemoração do cinquentenário da Associação dos Jornalistas de Desporto ficou marcado pela entrega de Prémios do CNID 2014,cerimónia que decorreu com brilho reconhecido, na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, ao Vale do Jamor (17 Junho 2015).