A cerimónia de entrega dos prémios CNID 2015 realizou-se a 17 de junho na Tribuna de Honra do Estádio Nacional.
Após uma apresentação breve do programa de comemoração do 50º aniversário da Associação de Jornalistas de Desporto pela voz do seu Presidente António Florêncio, a entrega dos prémios anuais do CNID teve início com as distinções atribuídas à comunicação social.
Francisco Paraíso, Presidente-adjunto da Associação, entregou às filhas de Pedro Ferreira, repórter fotográfico do jornal Record, o Prémio Nuno Ferrari.
O Prémio Vítor Santos, que distingue a revelação na imprensa escrita, foi arrebatado por Lídia Paralta Gomes (jornal Record). Na ausência da vencedora, Artur Madeira, Vice-presidente da Assembleia Geral do CNID, confiou o galardão a António Magalhães, diretor do diário desportivo.
Rui Miguel Tovar, do jornal i, recebeu das mãos de Rui Dias, elemento do Conselho Fiscal do CNID, o Prémio José Neves de Sousa que o galardoado prometeu decorar de forma muito especial.
Ainda no âmbito da comunicação social, Gonçalo Ventura da Antena 1 foi distinguido com o Prémio Artur Agostinho, que lhe foi entregue por Paulo Luís de Castro (Conselho Fiscal).
O Prémio Alves dos Santos foi entregue por João Gonçalves, da Direcção do CNID, a Sousa Martins da TVI que o dedicou à equipa que assegura toda a programação dedicada ao futebol.
Mário Rui de Castro, elemento da Assembleia Geral do CNID, entregou a distinção para o On-line, atribuída ao site A Bola.
Para encerrar o capítulo da comunicação social, a jornalista Marina Guerra do jornal Região de Leiria recebeu de José Carlos Lima, coordenador do PNED, e Murillo Lopes, Secretário-geral do CNID, o Prémio Imprensa Regional: “Desporto com Ética”.
Na vertente desportiva, a entrega iniciou-se com a distinção de Atleta do Ano para Ivo Oliveira, ciclista do Bike Clube de Portugal. Marcos Freitas (tenista de mesa), Miguel Ribeiro (motociclista) e Teresa Almeida foram os atletas que se seguiram.
Nos galardões para Federações, a Federação Portuguesa de Canoagem foi distinguida na pessoa do seu Presidente, Victor Félix – prémio entregue por Carlos Paula Cardoso (Presidente da CDP) e António Magalhães. João Correia entregou ao Presidente da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Pedro Miguel Moura, o seu prémio nesta categoria.
O Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal na pessoa do seu treinador Nuno Lopes recebeu o prémio Equipa do Ano, entregue pelo Presidente Bruno de Carvalho, e que foi dedicado a todos os adeptos.
Joaquim Campos, antigo árbitro internacional, foi distinguido com o Prémio Dedicação.
Apesar da ausência de José Mourinho, vencedor do Prémio Treinador português no estrangeiro, a presença de Silvino Louro (que integra a sua equipa técnica) permitiu a entrega da distinção Equipa do ano “Especial” por Mónica Jorge, Directora da FPF para o Futebol Feminino.
Os Atletas do Ano no Estrangeiro, Cristiano Ronaldo e Ricardinho, foram lembrados no decurso da cerimónia mas estiveram ausentes e irão receber os seus prémios mais tarde.
Augusto Baganha, Presidente do IPDJ, e António Florêncio entregaram a Naíde Gomes e Simão Sabrosa o Prémio Carreira.
O Prémio Prestigio Fernando Soromenho atribuído a Nelson Évora foi entregue pelo Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, e Vítor Serpa, Presidente da Assembleia Geral do CNID.
Couberam ao Secretário de Estado as honras de encerramento da cerimónia num discurso onde destacou a importância destes prémios pois “uma sociedade que não distingue os seus heróis não é uma sociedade justa”, reforçando que “este evento valoriza o desporto português” e que os atletas distinguidos “são um exemplo para os jovens”. Exemplo de que nada se faz “sem empenho, sem dedicação, sem esforço”.