ROSA E FERNANDA NUM ABRAÇO DE OURO

Momento de grande emoção aquele que foi protagonizado, em palco, pelas campeãs olímpicas, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro, um abraço muito especial, após receberem de João Paulo Rebelo,acompanhado por José Manuel Constantino,presidente do COP e António Florêncio, os troféus correspondentes ao Prémio ´Ouro Olímpico`. Rosa e Fernanda fizeram questão de  agradecer o apoio que receberam dos jornalistas ao longo das suas brilhantes carreiras, ao mais alto rendimento, e deixaram palavras de incentivo para o atletas portugueses que vão competir, em breve, nos Jogos Rio de Janeiro 2016. Carlos Lopes e Nelson Évora, contemplados igualmente neste sector, estiveram ausentes por via dos seus compromissos pessoais.

Também Susana Feitor (marcha atlética) e Tiago Pires “Saca” (surf) não foram esquecidos pelo CNID e, no termo dos seus valiosos percursos na alta competição, obtiveram os Prémios Carreira, por direito próprio. Susana recordou, a propósito, que alcançou “um prémio CNID, pela primeira vez, aos 16 anos de idade”, logo seguido de outro, “em dois anos sucessivos”, e que após tanta luta e dedicação “chegou a hora de parar”, não deixando de se mostrar grata, ainda, pelo apoio dos jornalistas. Jorge Vieira, presidente da FPA e Miguel Pedreira, jornalista da revista “Surf” encarregaram-se das respectivas entregas.

Entretanto o Secretário de Estado da tutela projectava uma mensagem de estímulo, muito especial é evidente, por ter surgido nas palavras de João Paulo Rebelo: “Homenageio, aqui, todos os atletas e jornalistas portugueses!”

Telma e Miguel: atletas do ano

A judoca Telma Monteiro, que se vai tornando uma “habituée” destes eventos, por mérito do seu trabalho persistente, foi distinguida com o Prémio Atleta do Ano – Feminino, recebendo-o das mãos de Ana Oliveira, responsável pelo “Projecto Olímpico”l ançado há anos pelo SLBenfica. Ela, antiga atleta do clube, que é também directora do departamento benfiquista das “chamadas modalidades”, e na presença de António Magalhães.

“Agradeço a quem desbravou caminho para que agora possamos tentar bater recordes como Rosa Mota e Fernanda Ribeiro, aqui presentes” sublinhou Telma, para prosseguir: “Agradeço ao Benfica por dar a oportunidade a vários atletas de se tornarem profissionais. “E concluiu: “Agradeço, ainda, o apoio do Comité Olímpico de Portugal”.

Miguel Oliveira, por seu turno, um motociclista de grande fibra, piloto de Moto 2 (Leopard Racing), obteve o Prémio Atleta do Ano-Masculino que lhe foi entregue por Carlos Paula Cardoso, presidente da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), acompanhado por Paulo Luís de Castro, relator do Conselho Fiscal do CNID e coordenador Multimédia, no semanário “Expresso”.

“Estou grato e  felicito o CNID pelos 50 anos” começou por referir Miguel Oliveira. E aduziu: “Quero homenagear a Imprensa por reconhecer uma modalidade que não é muito divulgada em Portugal!” A finalizar Miguel Oliveira manifestou uma gratidão muito particular: “Agradeço ao meu Pai por fazer da minha competição, algo em que todos acreditam!”