MÉRITO MUNICIPAL PARA VASCO RESENDE

O jornalista e escritor Vasco Resende, Secretário-Geral da primeira Direcção do CNID, recebeu da Câmara Municipal de Lisboa (CML), por proposta do vereador do Desporto Jorge Máximo, a medalha de Mérito Municipal, numa cativante cerimónia que decorreu na histórica Sala do Arquivo Municipal, nos Paços do Concelho lisboeta.

Durante a homenagem da CML a um dos filhos da cidade-capital, nascido e sempre aqui radicado, Jorge Máximo realçou, exactamente, a capacidade de iniciativa posta ao serviço de Lisboa e da respectiva população que Vasco Resende evidenciou nas mais diversas circunstâncias, com um trato especial no bom convívio que sempre soube assegurar.

O jornalista e escritor Fernando Correia, conhecido radialista de longa data, também ele associado do CNID, falou do preenchido percurso profissional e traçou o perfil humano de Vasco Resende, socorrendo-se do respectivo e brilhante currículo do homenageado.

Fernando Correia, eloquente, aproveitou o ensejo para recordar, num momento em que a nossa Associação completa 50 anos de existência, das dificuldades por que passaram os nossos antepassados jornalistas para fundar uma Associação que representasse e assumisse os interesses legítimos dos profissionais e colaboradores da área do Desporto.

Num tempo difícil para a afirmação da cidadania, num tempo em que os nossos pares das outras áreas jornalísticas, eles mesmos, criaram muitos entraves ao nascimento do CNID e à legalização consequente como Associação de Jornalistas. Ficou “clube”, então, por via dos muitos constrangimentos oficiais impostos, nessa data, pela ditadura e pela censura feroz.

Intervieram, ainda, nesta sessão muito concorrida, Sónia Paixão, chefe do Departamento de Actividade Física e Desporto da CML, Pedro Franco (Federação das Colectividades de Cultura e Recreio), José Loureiro (Associação de Futebol de Lisboa) e Vasco Resende que, visivelmente emocionado, se manifestou profundamente grato à CML por se ter “lembrado de mim” e aos muitos amigos presentes, de várias origens e funções, antigos dirigentes do Sporting, clube do seu coração, onde também prestou serviços relevantes, e camaradas jornalistas de longa data.

O presidente da Direcção, António Florêncio e o Secretário-Geral, Murillo Lopes associaram-se ao acto, representando também o próprio universo associado do CNID/Associação dos Jornalistas de Desporto.
Prémio de Reportagem e livros reconhecidos

Vasco Resende, um dos fundadores do CNID e vogal da primeira Direcção (Mário Zambujal e Guita Júnior são os outros membros da fundação que também estão, felizmente, entre nós),foi várias vezes distinguido durante o seu longo percurso jornalístico e também foi reconhecido pela sua entrega aos livros.

Prémio de Reportagem “Alves Teixeira” e Prémio de Análise “Ribeiro dos Reis” são duas das distinções muito especiais que povoam o seu diversificado currículo, além do Prémio de Ficção ,Almada 2002,que lhe foi atribuído pelo romance histórico “Antónia Mulher Coragem”. Outros romances da sua lavra, mesmo sem prémios, merecem referência como são os casos de “A Mistificação de Shakespeare”, “Também se Morre de Amor” e “Diário de uma Prostituta”.

Foi coautor, com o jornalista, radialista e escritor Fernando Correia, seu amigo de sempre, da obra “Academia Sporting — do sonho à realidade” e colaborou na memória descritiva “Cem anos de Futebol, em Lisboa”.

Dirigiu o “Jornal do Sporting” e o “Diário Desportivo, tendo sido membro fundador e Diretor-adjunto, na “Gazeta dos Desportos”. Assumiu ainda a edição desportiva no jornal “A Tarde” e a chefia de Redacção, como adjunto, no diário generalista “O Século”. Chefiou, também, a Redacção da delegação, em Lisboa, do jornal “Norte Desportivo”, durante 20 anos.

Colaborou no “Diário de Notícias”, nos “Sports”, “Diário Ilustrado”, “Flama”, “A Tribuna”, “Mundo Desportivo”, “Semanário “, “Semanário Desportivo”, ”Jornal Novo”, “O Liberal”, “O Jornal”, “Jornal de Almada” e nas revistas “ROF” e “GH”.

Foi correspondente em Portugal da Rádio WEVD, de Nova Iorque, e colaborou na Rádio Peninsular, RDP (antiga Emissora Nacional de Radiodifusão),Rádio Renascença, TSF, Rádio Gest e na RTP
Praticante eclético e com “fair-play”

Vasco Resende foi vice-presidente da Direcção do “seu” SCP e membro do Conselho Leonino (1973/1974) e da Comissão SCP (1959).

Praticou no clube do seu coração râguebi, ginástica e andebol, tendo tido como orientador na actividade gímnica o seu amigo Professor Mário Moniz Pereira, falecido em data recente, além do prof. Moura e Sá. Sempre com o “fair play” que o caracteriza, na vida de todos os dias, participou nos campeonatos da FNAT (hoje INATEL) representando equipas do BPA (Banco Português do Atlântico) em basquetebol, voleibol e hóquei em patins.

Assim foi porque a actividade bancária foi outra das suas áreas de intervenção profissional tendo sido, neste caso, membro da Direcção do Banco Pinto de Magalhães e da União de Bancos Portugueses (UBP).no sector de Crédito e no das Relações Públicas e Marketing.

Chegou a presidir, entretanto, à Associação Desportiva e Cultural da UBP.

Em data recente, e a coincidir com o momento em que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) lhe outorgou a medalha de Mérito Municipal, como aqui se conta noutro texto, Vasco Resende viu a autarquia da cidade dos seus amores aprovar uma sua proposta visando a realização de um torneio de Futsal, reservado a praticantes amadores, no âmbito das freguesias do concelho de Lisboa. A competição arranca em breve, vai estender-se a Julho de 2017, e o nome de Vasco Resende, como sublinhou o vereador Jorge Máximo, na apresentação pública, ficará associado a este torneio também como seu patrono.
Com Neil Amstrong na Casa Branca

Vasco Resende integrou, ainda, a Comissão de Instalação dos Jornalistas da área de Desporto, no Sindicato dos Jornalistas, foi adjunto do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, no I Governo Constitucional (1976/78) e assessor do Secretário de Estado das Obras Públicas, no Governo do Bloco Central.

Representou o Ministério da Educação em acordos culturais com diversos países, em Portugal e no estrangeiro; foi nomeado Embaixador da ONG “United States People-to-People Sports Commitee” e foi galardoado com os emblemas de ouro da International Golf Association (IGA) e do President´s Council on Physical Fitness and Sports — emblema este recebido, em Washington, das mãos do astronauta Neil Amstrong, durante uma visita oficial aos EUA cujo programa incluía uma breve passagem pela Casa Branca.

No ano de 2003 este fundador do CNID/AJD lecionou, como convidado, a disciplina de “História do Jornalismo Desportivo,em Portugal”, num curso de pós-graduação, em Jornalismo, pela Universidade Moderna

Criou, entretanto, o Prémio Nacional do Ambiente, prontamente oficializado pela respectiva tutela.