Campeões europeus medalhados (atletismo e canoagem) e homenagem também ao esforço dos “olímpicos” para os Jogos Rio-2016
O espaço em Belém, envolvendo o Palácio agora habitado por Marcelo Rebelo de Sousa e um dos jardins do Centro Cultural (junto à sala Vitorino Nemésio) adiante, com o Tejo por companhia próxima, foi o palco privilegiado para medalhar os nossos atletas campeões europeus e os que tiveram acesso ao pódio, no campeonato que a capital holandesa de Amesterdão acolheu, e homenagear o esforço dos que se qualificaram para os Jogos Olímpicos, Rio-2016.
O Presidente da República, como se dispusera, antes da brilhante conquista, em Paris, do “Europeu” de Futebol, pela selecção nacional A, entregou comendas da Ordem de Mérito, na tarde soalheira de uma quarta-feira, 13 de Julho 2016, aos seguintes atletas:
— Sara Moreira (medalha de ouro, na meia-maratona); Dulce Félix (prata, nos 10 mil metros); Jéssica Augusto (bronze, na meia maratona); Patrícia Mamona (ouro, no triplo-salto); Tsanko Arnaudov (búlgaro, naturalizado/bronze, no lançamento do peso), medalha de Mérito.
— Sara Moreira-Jéssica Augusto-Dulce Félix-Vanessa Fernandes-Marisa Barros (ouro colectivo, na meia-maratona), comendas da Ordem de Mérito.
Fotografia COP
Como comendador, ainda, por outros méritos foi distinguido o canoísta Fernando Pimenta, campeão europeu em K1 1000 e 5000 metros. Pimenta, agora com 26 anos, foi campeão europeu em juniores, sub-23 e em seniores K4 com Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes.
No Jardim da Cascata (Palácio de Belém) o Presidente da República conviveu, ainda, após recepção ao Comité Olímpico de Portugal, liderado por José Manuel Constantino, com outros elementos da delegação olímpica portuguesa aos Jogos no Brasil e da Comissão Executiva do COP, na presença do Presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues,1º Ministro, António Costa, Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo e, naturalmente presente, ainda, o Chefe desta Missão Olímpica, José Garcia.
Marcelo Rebelo de Sousa no seu estilo afectivo fez questão de valorizar a participação: “Com os atletas vai uma parte da alma portuguesa!”.
A Rosa Mota e o Carlos Lopes
Os atletas, convidados e patrocinadores do COP reuniram-se, a seguir, na sala Vitorino Nemésio do Centro Cultural de Belém (CCB) para o jantar-volante.
Já a noite de ambiente tropical avançava, nos jardins do CCB, quando a celebração desta Missão Olímpica Rio-2016 (5 a 21 Agosto) se agitava, com a apresentação individual de cada um dos atletas já qualificados.
No caso concreto da selecção olímpica de futebol o treinador Rui Jorge, que se fez acompanhar pelo “vice” da FPF, Pedro Pauleta, só divulgou os jovens futebolistas convocados, no dia seguinte a esta cerimónia.
José Manuel Constantino, líder do COP, sublinhou o esforço dos atletas para alcançarem a qualificação — uma primeira e importante vitória– e incentivou-os a manterem-se próximos dos vindouros, logo que deixem de competir, lembrando os exemplos incontornáveis dos campeoníssimos Rosa Mota e Carlos Lopes, que se encontravam no CCB.
Marisa Liz e “Amor Electro, numa interpretação exuberante, vibraram e fizeram vibrar os presentes com a sua força musical e o com o sentido emotivo do tema de “Juntos Somos Mais Fortes”, digamos que um hino muito particular, sugestivo, que motivará esta Missão Olímpica Portuguesa em terras brasileiras.
Os patrocinadores privados do COP fizeram questão de aproveitar o ensejo para demonstrarem, publicamente, o seu empenho no contributo a vários níveis para o sucesso desta representação portuguesa — exibindo filmes com informação personalizada.
Registe-se, ainda, a colaboração preciosa da Marinha Portuguesa. O navio-escola “Sagres” já se fez ao mar e, logo que se detenha no Rio de Janeiro, passará a desempenhar outra função relevante: será o “salão” de visitas de Portugal, nos acolhimentos e eventos que a nossa Missão Olímpica Rio-2016 estiver envolvida, como anfitriã.