CONSTANTINO “DOUTOR HONORIS CAUSA”

O Presidente do COP foi homenageado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto pelo seu “pensamento fulgurante” e “palavra brilhante”

José Manuel Constantino, actual presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), foi a 91ª personalidade, ao nível nacional e internacional, a receber o título académico de “Doutor Honoris Causa” pela Universidade do Porto (UP) , o sétimo agente desportivo, aliás, a ser proposto pela Faculdade de Desporto (FADEUP), da mesma UP.

A cerimónia académica, com a pompa e o relevo que os actos de celebração da Academia se revestem habitualmente, decorreu nas instalações da FADEUP, na cidade do Porto (tarde de 2ªfeira, 26.09.2016) num amplo e preenchido auditório entre amigos, convidados de várias origens e funções, académicos locais e outros, nomeadamente os oriundos do espaço da Lusofonia e do estrangeiro, representantes autárquicos e dirigentes do Associativismo Desportivo.

O presidente da Direcção do CNID, António Florêncio, na impossibilidade absoluta de comparecer, fez-se representar pelo secretário-Geral Murillo Lopes, que assumiu no acto, ainda, a representação da nossa Associação correspondendo, honrados, ao amável convite que o Magnífico Reitor da Universidade do Porto, Prof.Doutor Sebastião Feyo de Azevedo, nos dirigiu.

Foi uma cerimónia de grande significado a que o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues e o secretário de Estado Paulo Rebelo fizeram questão de se associar, tal como sucedeu com a campeoníssima Rosa Mota, actual vice-presidente do COP.

Significado que se reporta, também, ao facto de a FADEUP (só reconhecida, assim mesmo, oficialmente, desde 1986) passar este ano pela comemoração dos 30 anos de existência dedicados ao ensino, à formação, ao estudo e à investigação no domínio do Desporto, actividade que já existia no terreno desde 1976.E não estando dissociada, no entanto, de outras atenções a FADEUP oferece, na data presente, e ainda, uma licenciatura em Ciências do Desporto.

Um currículo notável

O dr. José Manuel Constantino nasceu em Santarém, a 21 de Maio 1950. Licenciou-se em Educação Física, na Universidade Técnica de Lisboa, no ano de 1975 e leccionou no Ensino Básico entre 1973 e 1982. Foi professor universitário, convidado, em várias instituições portuguesas de Ensino Superior, entre as quais a Universidade do Porto onde se mantém, desde 2010,como membro do Conselho de Representantes da Faculdade de Desporto.

No seu vastíssimo e notável currículo sobressaem as superiores responsabilidades que vem assumindo, sucessivamente, na área do Desporto como sejam os casos das presidências na Confederação do Desporto de Portugal (CDP),no Instituto do Desporto de Portugal (actual IPDJ), no Conselho Nacional AntiDopagem, no Conselho Nacional Contra a Violência no Desporto e também como presidente da Comissão Coordenadora Nacional do Ano Europeu de Educação pelo Desporto e, desde 2013,como presidente do Comité Olímpico de Portugal.

Chefiou várias delegações portuguesas a importantes reuniões internacionais da União Europeia, da UNESCO ou do Conselho da Europa.

Constantino publicou 12 livros e é coautor de 17. Foi fundador, em 1993, da revista “Horizonte” – Educação Física e Desporto, uma iniciativa de grande sucesso, muito bem acolhida pelos seus pares e pela sociedade em geral. Foi coordenador editorial de outras 14 publicações, ligadas à reflexão e à promoção desta área e o seu contributo, ao nível autárquico, foi decisivo para a definição e desenvolvimento de políticas municipais desportivas, tendo projectado nesse sentido o Concelho de Oeiras, em cuja autarquia tem desempenhado funções de relevo.

Lucidez e seriedade

Coube ao Professor Doutor António Teixeira Marques fazer a “dissertação elogiosa” do doutorando e ao longo da sua bem estruturada tarefa não se cansou de citar trechos das mais variadas intervenções públicas, de José Manuel Constantino, as quais sustentam à saciedade o seu pensamento e a sua acção numa luta persistente e reivindicativa, sem tréguas, por um lugar de excelência para a Actividade Física e para o Desporto, lugar que justificam amplamente na sociedade, nunca distantes, por isso, da Educação e da Cultura.

Teixeira Marques aproveitou o ensejo para enfatizar as “marcas” indeléveis e bem visíveis que o novo doutorando da UP deixou em todas as instituições e em todas as missões para que foi solicitado, sempre com uma “lucidez” e uma “seriedade” assinaláveis.

O Professor Doutor Olímpio Bento, padrinho de Constantino neste acto considerou o seu afilhado académico detentor de um pensamento “fulgurante” e da palavra “mais brilhante”.

Olímpio Bento foi o primeiro director eleito da FADEUP, em 2010, tendo assumido antes (1995-1998) o cargo de Pró-Reitor da UP. Antigo presidente do Conselho Superior do Desporto de Portugal (2001-2002) Olímpio Bento é Professor Catedrático Jubilado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, amigo de longa data de José Manuel Constantino, desde os bancos da Universidade, ainda como alunos, e juntos continuam a lutar por um Desporto melhor para Portugal e para os portugueses.

Os inestimáveis serviços que Olímpio Bento tem prestado ao Desporto, ao Movimento Olímpico e a Portugal já lhe valeram vários “reconhecimentos” públicos e prepara-se, para breve, uma grande homenagem proposta pela Faculdade da sua Universidade portuense.

Honra e prestígio

A estudante Ana Cristina Alves de Carvalho foi a portadora das “insígnias doutorais”. A “insígnia doutoral” da UP foi imposta ao novo Doutor Honoris Causa pelo Magnífico Reitor da UP, Professor Doutor Sebastião Feyo de Azevedo, tendo o Professor Doutor António Manuel Fonseca, actual Director da FADEUP, colocado o anel, “símbolo de colegialidade e irmandade com os restantes Doutores” e feita a entrega do Livro da Sabedoria e do diploma de Doutoramento.

José Manuel Constantino num discurso vibrante, tendo sempre em mente o desenvolvimento de políticas que dignifiquem o Desporto e os praticantes, manifestou-se “honrado com o reconhecimento” e “honrado por ter sido reconhecido por uma prestigiada Universidade portuguesa”.

Constantino fez questão de recordar, ainda, três das personalidades que mais contribuíram para o aprofundar das suas reflexões críticas sobre a Actividade Física e o Desporto, em Portugal, casos do prof. António Melo de Carvalho, director-geral dos Desportos no pós-25 de Abril de 1974 (“já o conhecia de lutas na oposição ao Estado Novo”), do prof. Noronha Feio e do seu padrinho académico e amigo de longa data, Professor Doutor Olímpio Bento.

O cortejo académico seguiu de pronto, como se iniciara a cerimónia, dirigida com brilho pelo Mestre de Cerimónias Professor Doutor João Paulo Villas-Boas, sendo Constantino envolto então por uma estrondosa salva de palmas e dispondo-se, a seguir, a uma longa sessão de cumprimentos, na companhia próxima do Magnífico Reitor da UP, do Director da FADEUP e do padrinho académico.

Registo singelo, mas devido, para os momentos musicais, muito afinados, que o Quinteto de Metais de Vila Nova de Gaia protagonizou.