O Prémio Europeu “Fair Play Spirit Award 2016”, instituído pelo European Fair Play Movement (EFPM), distinguiu este ano Portugal e foi entregue ao PNED (Plano Nacional da Ética Desportiva), tutelado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), numa cerimónia que decorreu em Viena de Áustria, no âmbito de um Congresso sobre fair-play e Ética no Desporto que ali decorreu (07 e 08.10.2016).
José Carlos Lima, coordenador nacional do PNED, manifestou-se publicamente agradado com a distinção, tanto mais que este Prémio “pode servir de incentivo a que outros Estados façam os seus Planos de Ética Desportiva”. No caso concreto de Portugal o coordenador salientou que o PNED “tem procurado ser uma referência a nível da criação de recursos pedagógicos e de iniciativas a nível da Ética Desportiva”.
Augusto Baganha, presidente do IPDJ e os membros directivos deste, Lídia Praça e Cláudia Reis, estiveram presentes na cerimónia que reconheceu o trabalho inovador do PNED, aproveitando Carlos Lima, na sua intervenção, para lhes agradecer todo o apoio recebido e considerar que sem esse apoio, sem o contributo de personalidades como os professores Carlos Cardoso (CDP), Carlos Gonçalves, Dra. Ana Reis, o envolvimento dos provedores e dos embaixadores da Ética no Desporto, e a colaboração dos “parceiros” a vários níveis “este Premio não teria sido possível”. Por isso, fez questão de enaltecer, “este Prémio é, também, de todos eles!”
Acresce referir que o CNID/AJD colabora com o PNED-IPDJ, desde a primeira hora, nomeadamente no que se relaciona com um concurso jornalístico, anual, destinado aos jornalistas e colaboradores da Imprensa Regional. Daí que este Prémio europeu atribuído ao PNED, pelo EPM também nos envolveu num sentimento de natural satisfação.