LUÍS CASTRO E ANDRÉ SILVA RECEBERAM PRÉMIOS CNID

O Presidente da Direcção do CNID, António Florêncio, entregou esta quarta-feira (12.10.2016), no Porto, os Prémios CNID 2016 ao técnico de futebol da equipa “B” do FC Porto, Luís Castro (Melhor Treinador da Liga 2, em 2105-2016, campeão) e ao ponta-de-lança internacional, portista, André Silva (Melhor Futebolista da Liga 2,em 2015-2016, eleição por votação dos sócios do CNID). “Tenho um grande orgulho e prazer em poder entregar estes Prémios CNID” declarou o Presidente da nossa Associação, a propósito deste acto significativo para o técnico e o avançado, portistas.

André Silva não tinha tido hipótese de comparecer na Gala-jantar que celebrou o 50º aniversário da nossa fundação associativa, e que decorreu em Maio último na Estufa Fria, em Lisboa, e o Prémio atribuído a Luís Castro apenas foi conhecido no final do Campeonato, em data posterior a este evento.

Durante a cerimónia, nas instalações do clube nortenho, tanto André Silva “Espero receber mais Prémios, no futuro”, como Luís Castro, “É sempre gratificante o reconhecimento público das nossas carreiras “manifestaram, em exclusivo, ao www.fcporto.pt e ao “Porto Canal” televisivo, em tom de grande cordialidade, toda a “satisfação” que as distinções do CNID lhes havia proporcionado.

Luís Castro e André Silva coincidiram, aliás, quando sublinharam os apoios do “colectivo azul-e-branco “tendo o treinador campeão da Liga 2 referido, a propósito, que esta “é uma distinção que recorda um momento óptimo da nossa carreira”, enquanto André Silva expressava a sua “felicidade” porque “foi graças ao FC Porto `´B` que consegui fazer uma boa época”.

Luís fez questão de lembrar, então, que ele era o representante pessoal do Prémio CNID” mas os jogadores, todo o ´staff` e toda a estrutura do FC Porto”, sem esquecer, salientou o técnico portista, “os sócios, os simpatizantes do clube“ todos, sem excepção “também fazem parte deste Prémio“ enfatizou para de seguida exclamar: “Trata-se, portanto, de um Prémio colectivo, um Prémio a dividir por todos, especialmente pelos jogadores!”.

O André, por seu turno, quis agradecer, humilde “aos meus colegas, a todo o ´staff´ técnico e, principalmente, ao ´ mister` Luís Castro.”
História, emoção e mérito

André SilvaAntónio Florêncio não deixou passar em claro, entretanto, uma feliz coincidência, qual seja a de André Silva receber este Prémio CNID, dois dias após ter envergado a camisola da selecção nacional de futebol ´A`, pela quarta vez e, obtido um “hat-trick”,três golos históricos, na goleada alcançada pela equipa portuguesa (6-0), no Estádio Tórvollur, em Torshavn, diante das Ilhas Faroé.

Foi, aliás, “uma satisfação pessoal” reconheceu Luís Castro e explicou porquê: “Porque o André é um jogador com quem trabalhei durante três anos”. E depois? “Depois, há um lado emocional, quando vemos um jogador que trabalhou connosco, durante três anos, e que chegou às nossas mãos ainda ´Sub-19, subir à equipa ´A` do clube e depois representar a selecção nacional ´A’ de futebol…!`

Luís Castro não se fez rogado e traçou o perfil do seu ´menino’-ponta-de-lança e goleador: “O grande mérito é dele. Da forma como o André se dedica ao trabalho, como escuta os treinadores com quem trabalhou, da forma humilde, ainda, como ele está em campo e, também, da enorme vontade de vencer que ele têm!”