Realiza-se nos dias 20 e 21 de março o Colóquio Internacional Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento. As inscrições encontram-se abertas para esta iniciativa da Assembleia da República e Fundação Calouste Gulbenkian em http://coloquiomanuelserg.wixsite.com/coloquiomanuelsergio. Esta é uma ação de formação creditada para professores, treinadores e técnicos de educação física.
O Professor Manuel Sérgio promoveu uma verdadeira revolução científica no conhecimento da Educação Física e do Desporto, através de um corte epistemológico de onde nasceu o conceito de motricidade humana. O presente colóquio irá evocar e destacar a sua obra e pensamento, bem como prestar uma justa homenagem a este filósofo e pedagogo da cultura portuguesa, cujo legado se projeta igualmente além-fronteiras.
Esta iniciativa tem em vista analisar e salientar o legado pedagógico, filosófico e cívico do Professor Doutor Manuel Sérgio, contribuir para uma visão de conjunto em torno da sua obra, e prestar igualmente uma justa homenagem a este vulto da cultura portuguesa contemporânea.
O presente colóquio conta com os contributos de Catarina Barosa, Daniel Tércio, Guilherme d’Oliveira Martins, Gustavo Pires, João Batista Freire, Jorge Araújo, José Barata-Moura, José Carlos Vasconcelos, José Eduardo Franco, Luís Machado de Abreu, Miguel Real, Viriato Soromenho-Marques, entre outras personalidades. O formato do encontro pautar-se-á por conferências plenárias, distribuídas pelas temáticas “Desporto e Corporeidade”, “Humanismo e Transcendência”, “Corte Epistemológico”, “Corpo e Cultura”, “História e Perspetivas em torno da Corporeidade”. De especial referência a sessão “Testemunhos e Vivências”, a decorrer na Sala do Senado da Assembleia da República, sobre a vida e a obra do Professor Manuel Sérgio, reunindo depoimentos de diversas figuras ligadas aos meios da cultura e do desporto em Portugal, entre as quais dirigentes desportivos e treinadores, e personalidades como Aurélio Pereira, Emídio Guerreiro, Francisco Louçã, Jorge Jesus, Jorge Nuno Pinto da Costa, José Neto, Laurentino Dias, Luís Filipe Vieira, Rui Vitória ou Vítor Serpa.