O seleccionador nacional, Fernando Santos campeão da Europa de futebol (França 2016) recebeu, por direito próprio, um prémio especial, Tributo à Excelência, reservado a momentos muitos especiais. Como é o caso em apreço envolvendo, aliás, todo um colectivo de muita gente unida para vencer! Entregou-lhe o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, na companhia de António Florêncio, presidente da Direcção do CNID.
O técnico Rui Vitória, por seu turno, pelo segundo ano consecutivo, arrecadou para o espólio das suas memórias, o troféu correspondente a “treinador do ano”, em Portugal, por ter conquistado o título de campeão nacional de futebol sénior, ao serviço do SLB (36º do clube da Luz ou o histórico “tetra do centenário”). José Manuel Constantino, presidente do COP, encarregou-se de entregar o galardão respectivo ao líder do futebol sénior do SL Benfica.Rui Vitória, o treinador campeão da I Liga
O Prémio Carreira foi justamente entregue a Carlos Godinho. E fez ele questão de estar acompanhado por três dos jornalistas que com ele trabalharam, na FPF, e que ligaram os seus nomes a um momento importante e sensível, o da modernização Comunicacional da Federação de Futebol. São eles: António Florêncio (actual presidente da direcção do CNID, foi Director de Comunicação no Euro-2004), Francisco Paraíso (actual Presidente Adjunto, Director de Imagem do grupo Cofina) e José Carlos Freitas (ex-presidente da Direcção do CNID e Carlos Godinho recebe o Prémio Carreiraex-membro da Comissão de Futebol da AIPS).
Nota saliente, ainda, para Domingos Estanislau, um grande dirigente de uma grande agremiação desportiva como é o popular Clube Futebol Benfica “Fófó”,ele que não anda nas parangonas da Imprensa escrita nem aparece nalguns dos atribulados debates televisivos do tempo que corre, onde se fala muito e nem sempre se fala bem… E como existem sempre excepções à regra, aí está uma excepção evidente: o programa Titulares da Sport TV, moderado pelo jornalista Miguel Prates, com qualidade no discurso e temas com interesse, foi distinguido com o Prémio Alves dos Santos (outro grande Senhor, já falecido), destinado à televisão.
O Estanislau, entretanto, humilde como sempre, recebeu o Prémio Dedicação com a visível alegria do dever bem cumprido!
Felizes e bem dispostos, como é habitual neles, estavam o Nuno Matos e o Alexandre Afonso, uma dupla eficaz na comunicação radiofónica. Trabalho notável na cobertura futebolística e social do Euro 2016 do nosso contentamento. Mas o Nuno e o Alexandre que privilegiam o trabalho de grupo deixaram uma sonora mensagem de gratidão a todos os profissionais da Antena 1, principalmente aos “precários”, cujo trabalho diário em conjunto permite que cheguem aos ouvintes nas melhores condições globais de emissão, no Continente e Regiões Autónomas, a toda a diáspora e aos lugares mais recônditos do planeta.
O Prémio da Rádio, com o grandioso nome de Artur Agostinho associado, assenta-lhes bem, sem desprimor para qualquer outro profissional do mesmo sector.
Paulo Esteves e Manuel Azevedo: dupla saudade!
A cerimónia promovida pelo CNID, “com muita dignidade” como se escutou antes e durante o agradável convívio que se lhe seguiu, no Museu do Desporto, ficou de alguma forma marcada também pela emotividade das homenagens a título póstumo, e dirigidas aos fotojornalistas Paulo Esteves (A Bola) e Manuel Azevedo (Record).
Dois profissionais e amigos que nos deixaram saudade e cujas famílias, presentes no evento, puderem receber os honrosos troféus que foram atribuídos ao Paulo e ao Manuel, e relativos ao Prémio de Fotografia que ostenta um nome prestigiado da função, Nuno Ferrari, também ele já falecido.
Ao nível das distinções reservadas à Comunicação Social temos ainda a referir o Prémio Vque o jornalista de A Bola, Rui Miguel Melo recebeu, com agrado e o que distinguiu o espaço desportivo semanal do jornal Público intitulado por “Planisférico”, criado e mantido pelos jornalistas Marco Vaza e Tiago Pimentel. Saudades nossas do chefe Vítor Santos e do escriba de serviço permanente, Neves de Sousa, que emprestam os seus prestigiados nomes aos Prémios Revelação – Imprensa escrita e ao da Imprensa Escrita, respectivamente.
A equipa do sítio de Record viu o seu trabalho reconhecido com o Prémio On-Line. Compareceram os quatro editores: Fábio Lima, João Socorro Viegas, Sandra Lucas Simões e Sofia Lobato.