HONRA A VENCIDOS E VENCEDORES

O Estádio Municipal de Vagos, onde decorreram os jogos de andebol e as provas de atletismo, foi também o cenário ideal para a sempre esperada cerimónia de distribuição de prémios (medalhas individuais e troféus colectivos), o ponto final entusiasmante e digno, naquela tarde de soalheira vaguense, 7 de Junho 2017, a que se associou com simpatia o campeão Obikwelu muito aplaudido, aliás, pela numerosa juventude ali reunida.

João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ) compareceu à hora aprazada, falou com alma aos jovens atletas/estudantes que coloriram as bancadas, dentro do minuto e meio que lhes prometera não ultrapassar.

FOTOS CEDIDAS POR DDE

O SEDJ dispôs-se ainda a conviver, na magnífica pista de tartan, recentemente homologada, com as várias personalidades que o aguardavam e a saber: o anfitrião, Silvério Regalado, presidente do Município de Vagos (CMV); Augusto Baganha (presidente do IPDJ) Pedro Cunha, sub Director-Geral de Educação (DGE); Cristina Oliveira (Direcção dos Serviços da Região Centro da Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares/DGEST); Dulcínia Martins Sereno (vereadora do Desporto, na CMV); Paulo Gomes (coordenador nacional, na Divisão de Desporto Escolar DDE/ DGE); Manuel Fernandes e Jorge Vieira, presidentes das Federações de Basquetebol e de Atletismo, respectivamente. Os presidentes das Federações de Andebol e de Ténis de Mesa fizeram-se representar pelas Associações locais; Murillo Lopes (Secretário-geral do CNID-Associação dos Jornalistas de Desporto) e Artur Madeira (vice-presidente da Direcção do CNID-AJD, eleito em data recente); e, ainda, outro dos anfitriões da boa vontade vaguense, o infatigável Hugo Martinho (director do Agrupamento de Escolas, local).

Registámos ainda as presenças de Jorge Carvalho (IPDJ) e de Nuno Laurentino (assessor do SEDJ).
Francis Obikwelu marcou presençaTOP 10 BEM POVOADO

A portuense Escola Secundária (ES) Almeida Garret obteve o 1º lugar da classificação geral final, somando 93 pontos, enquanto que o Colégio do Sagrado Coração de Maria (Lisboa-cidade) amealhou 74 pontos e logrou alcançar a segunda posição. Em terceiro temos o Agrupamento de Escolas de Esgueira (Aveiro), com 72 pontos.

No top 10 encontramos, aliás, equipas que reflectem as origens diversificadas dos estabelecimentos escolares apurados e a nossa diversidade territorial. Escolas do Ensino Básico, escolas secundárias, agrupamentos de escolas e/ou escolas privadas oriundas ainda de Aveiro (cidade), S. Pedro do Sul (Viseu), Entre Douro e Vouga, de Palmela (Setúbal), Portimão e Lagoa (Algarve) ou também de Miraflores (Amadora, Cascais, Oeiras).

Mas os jovens atletas/estudantes da EB Dr. Guilherme Correia Carvalho, da Guarda, no último lugar, com apenas 22 pontos, recebem o nosso particular aplauso e mereceram o respeito de todos os seus oponentes pela forma como se bateram, no terreno competitivo, por outra e melhor classificação.

Não foi possível em Vagos, mas fica a expectativa de melhoria para a edição número 3 desta interessante e bem sucedida Taça Desporto Escolar/CNID, num qualquer outro recanto acolhedor do nosso País, que queira celebrar os êxitos desportivos e sociais da nossa juventude que estuda e pratica a actividade desportiva que mais aprecia, com o espírito de entreajuda sempre presente.

Honra aos vencidos e aos vencedores e o CNID já se manifesta pronto para a competição relativa a 2017/2018!!!