TAÇA DESPORTO ESCOLAR/CNID – SUCESSO CONTINUOU EM VAGOS

As finais nacionais da segunda edição da Taça Desporto Escolar/CNID, 2016-2017, decorreram nos dias 6 e 7 Junho 2017, na cidade de Vagos (distrito de Aveiro) – “capital regional do Desporto Escolar” – com sucesso desportivo e social, assinalável.

Esta competição, única para as alunas e os alunos do 7º ano de escolaridade nascidos em 2003, 2004 e 2005, resultou de uma feliz iniciativa assumida pela Direcção-Geral de Educação (DGE) e desenvolvida pela Divisão do Desporto Escolar (DDE), numa acção conjunta com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o CNID-Associação dos Jornalistas de Desporto (AJD), com o apoio das Federações de Andebol, Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa, representantes das quatro modalidades deste projecto “sui generis”, acolhendo equipas femininas, masculinas e mistas. Sob a égide do Ministério da Educação (ME), este ano a organização contou, ainda, com a colaboração dos Serviços da Região Centro da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST).

FOTOS CEDIDAS POR DDE

Os cerca de 900 jovens estudantes/praticantes desportivos, de ambos os géneros, conviveram e competiram, durante dois dias, em ambiente social francamente saudável, com notável desportivismo e fair play enriquecendo, assim os suportes básicos da sua formação integral orientada, como se deseja, para uma cidadania de excelência.

Vieram do Norte, viajaram desde o Sul, ou deslocaram-se de mais próximo, do Centro do País.

O programa geral bem concebido, aliás, para as exigências logísticas do evento, proporcionou ao final do primeiro dia uma recepção denominada por Arraial, bem ao jeito português, convívio animado pela Dixie Gringo’s uma banda coimbrã que se associou com boa música e evidente simpatia. Arraial vaguense durante o qual foi servido um jantar volante, refeição que satisfez plenamente a numerosa comitiva do Desporto Escolar, então reunida no mesmo espaço territorial (coordenação do DE, professores, estudantes, voluntários e convidados) num dos espaços ao ar livre da Escola Básica de Vagos.

Foram 109 as escolas inscritas, no prazo fixado, abrangendo as instituições de ensino previstas para esta actividade do DE como sejam os agrupamentos de escolas, ou escolas não agrupadas, do Ensino Público, do Ensino particular, estabelecimentos do Ensino cooperativo e profissional, dependentes, ou não, do Ministério da Educação, legalmente reconhecidos.