A Confederação dos Treinadores de Portugal (CTP), dirigida por Pedro Sequeira, aproveitou uma data importante da sua história — os 20 anos de existência — para homenagear, no Lagoas Park Hotel (concelho de Oeiras), os fundadores, os membros da respectiva Comissão Instaladora, as Associações de Treinadores representadas na 1ª reunião preparatória e a Comissão Lusófona de Treinadores (fundada há dois anos).
Quem tem memória, tem o futuro assegurado e a gratidão será sempre um acto bem vindo e que dignifica quem o pratica.
Pedro Sequeira e seus pares não se esqueceram, ainda, dos treinadores de Karaté José Alexandre Gueifão e Raúl Augusto Cerveira envoltos por uma carinhosa saudação colectiva, de todos os presentes nesta comemoração.
Eles, os mestres, que continuam dedicados ao Desporto e à sua modalidade, celebraram 20 anos como portadores do título de “treinadores de Karaté” em momento coincidente. Ou seja, na mesma data,6 de Outubro, em que a CTP festejava os seus 20 anos de profícuo trabalho associativo visando a projecção do treinador desportivo, cujo trabalho de homens e de mulheres tanto prestigiam a Sociedade em geral. Com melhor treino desportivo e melhores treinadores teremos, sem dúvida, mais e melhores cidadãos!
Outros dos associados da CTP são nomes bem conhecidos do grande público, cidadãos que têm contribuído para a formação dos treinadores em geral e desempenhado, ao longo do tempo, um papel relevante no âmbito da inegável projecção social da sua profissão.
Recordemos, entretanto, os presentes em 1992 na 1ª reunião preparatória da estrutura associativa que é a CTP, nascida cinco anos mais tarde, há 20 anos exactamente: José Curado e Mário Palma (Basquetebol); António Oliveira -“Toni”, Carlos Queirós e João Mota (Futebol); António Vasconcelos Raposo(Natação).
Eram os representantes das três associações de treinadores que em 1992 tinham em Portugal uma actividade regular. José Curado, docente universitário, foi presidente da CTP durante vários anos, consecutivos.
Os nomes da Comissão Instaladora: Manuel Vieira (Atletismo), Luís Monteiro (Judo), José Carlos Manaças (Hóquei em patins), João Paulo Bessa (Râguebi), João Campelo (Hóquei em patins) e Manuel Manita (Andebol). Os dois últimos foram homenageados a título póstumo.
As três associações de treinadores presentes na 1ª reunião preparatória, como se aludiu, estiveram representadas neste agradável convívio pelos seus actuais presidentes, a saber: José Pereira (ANT Futebol), Sérgio Ramos (ANT Basquetebol) e Aldo Costa (Associação Portuguesa de Técnicos de Natação).
João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, sempre disponível para dialogar com os agentes desportivos, para incentivar e reconhecer os seus esforços e dedicação, também se associou ao evento e deixou uma palavra de esperança quanto a uma matéria muito cara a todos os profissionais do treino desportivo, qual seja a do quadro normativo relacionado com a “formação de treinadores” e anunciou a instituição de um regime fiscal favorável aos treinadores envolvidos na participação olímpica tal como já sucede, aliás, com os atletas olímpicos.
Entre outros oradores nota para a intervenção de Kirsi Hamalainen, vice presidente para a Europa da International Council for Coach Excellence (ICCE) e para a exibição de um vídeo, produzido pela CTP, que evidencia bem da importância do treinador desportivo, na sociedade de todos os dias.
O CNID aproveita o ensejo para saudar a CTP e registar o amável convite que nos foi enviado, tendo Murillo Lopes, secretário-geral, representado a nossa associação.