MARINA GUERRA (REGIÃO DE LEIRIA) VENCEU “PRÉMIO DAVID SEQUERRA”

 

Paulo Barriga (Diário do Alentejo) foi contemplado com uma menção honrosa

A edição relativa ao ano em curso do Concurso de Imprensa Regional, promovido pela Academia Olímpica de Portugal (AOP), e designado por “Prémio David Sequerra teve como vencedora Marina Guerra, jornalista do “Região de Leiria”.

Marina Guerra submeteu ao júri nomeado para o efeito, pela AOP, o conjunto de dez textos  que deu à estampa, na referida publicação leiriense, entre os meses de Junho e Setembro de 2016 , e relacionados com os Jogos Olímpicos 2016 que decorreram no Rio de Janeiro (Brasil).

Os referidos textos, com uma cuidada apresentação gráfica, foram acompanhados pelos perfis individualizados dos atletas e dos treinadores, residentes no Distrito de Leiria, e participantes nos Jogos Rio 2016.

O Júri entendeu, entretanto, atribuir uma menção honrosa a Paulo Barriga, do “Diário do Alentejo”, que fez o  relato de uma história de vida sob o título sugestivo :”Quando um murro nem sempre é um murro”. Como o pugilismo pode ser, afinal, um factor de inclusão social.

O júri, presidido por Tiago Viegas, actual líder do Conselho Directivo da AOP, foi composto ainda por Murillo Lopes, Secretário-geral da nossa Associação, e Cândido Azevedo, docente em Macau e antigo director de departamento no Instituto do Desporto, naquele território oriental.

Cândido Azevedo elaborou o seu parecer, prévio, antes de se ausentar do nosso País, por compromissos da sua vida privada.

Entretanto a AOP anunciará , em tempo oportuno, a data e o local para entrega dos prémios em apreço sendo certo que, ao abrigo do Regulamento específico deste Concurso de Jornalismo, ao “Região de Leiria” e ao “Diário do Alentejo” serão conferidos “diplomas de reconhecimento”.

São dois exemplos evidentes de como temas tão importantes, nas sociedades modernas, podem e devem  ser acolhidos pela nossa Imprensa Regional.

Parabéns à Marina Guerra, ao Paulo Barriga, aos seus jornais regionais e uma saudação especial para a AOP que soube perceber o alcance formativo de uma iniciativa desta natureza e com um patrono tão prestigiado, como foi David Sequerra.