BANDEIRA DA ÉTICA COM BOAS PRÁTICAS

O PNED (Plano Nacional da Ética Desportiva), no âmbito do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude),coordenado por José Carlos Lima acaba de projectar mais uma iniciativa importante para a divulgação e promoção das boas práticas no quadro desportivo, desta feita relacionada com a Bandeira da Ética.

A cerimónia de lançamento decorreu na Academia Estrela, à Rua do Quelhas, em Lisboa, na presença de várias individualidades oriundas de  diversas instituições públicas e  privadas, sendo de evidenciar, naturalmente, as  adesões de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e Juventude (SEDJ) e de Augusto Baganha, presidente do Conselho Directivo do IPDJ.

Fotografia PNED

A Bandeira da Ética (com uma instalação on-line que André Carvalho divulgou) surge, então, como um “modelo de certificação” das boas práticas a nível da ética desportiva e dos valores na prática desportiva.

Afirma-se, aliás, como ferramenta indispensável à disposição de clubes, escolas e outras entidades associativas para promoverem, e verem reconhecidas, as suas iniciativas, para realizarem, e verem reconhecidos, o seus projectos que visem mostrar o que de melhor existe no Desporto.

A Bandeira da Ética será, assim, um instrumento valioso no que concerne ao reconhecimento do Mérito dos promotores e, ao mesmo tempo, um verdadeiro Repositório das boas práticas incentivando clubes, escolas e outras entidades associativas na divulgação das suas iniciativas e acções promocionais dos valores éticos.