MARINA GUERRA RECEBEU PRÉMIO DAVID SEQUERRA

Durante a comemoração dos 31 anos da Academia Olímpica de Portugal (AOP),na sede do COP, em Lisboa o Concurso de Jornalismo Imprensa Regional 2017, promovido pela AOP e com o apoio do CNID, dotado com o Prémio David Sequerra, esteve em evidência assinalável.

A jornalista Marina Guerra do jornal “Região de Leiria” vencedora do Concurso de Jornalismo Imprensa Regional AOP, 2017, designado por Prémio David Sequerra,  recebeu o respectivo troféu e o diploma correspondente, durante a sessão comemorativa do 31º aniversário da AOP que decorreu no auditório “Comandante Vicente Moura”, na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP),em Lisboa.

Os instrumentos deste Prémio foram-lhe entregues por Tiago Viegas, presidente do Conselho Directivo da AOP e por Murillo Lopes, Secretário-Geral do CNID-AJD.

Recorda-se que Marina Guerra já tinha revelado o seu competente profissionalismo e os seus conhecimentos especializados, com outros trabalhos, também publicados no “Região de Leiria”, neste caso versando temas  da ética e do “fair.play”, também premiados, no concurso dirigido à Imprensa Regional que o PNED (Plano Nacional da Ética Desportiva/IPDJ) promove, em parceria com a nossa associação de jornalistas desportivos.

Paulo Barriga, por seu turno, concorreu com uma publicação divulgada pelo “Diário do Alentejo”, tendo até merecido “chamada” de primeira página, e justificou a atribuição pelo júri constituído, para este efeito, de uma Menção Honrosa, nos termos do regulamento em vigor. O concorrente alentejano, à última hora, não pôde comparecer.

O Conselho Directivo da AOP tão empenhado se manifestou por esta iniciativa que fez colocar, no amplo “hall” de entrada do COP, diversos cavaletes com as reproduções em papel, dos textos premiados, Uma forma “suis generis” de reforçar o apreço pelos concorrentes ao Prémio David Sequerra, galardão que ostenta o nome de um prestigiado jornalista, nome muito considerado no ambiente olímpico internacional, e antigo e saudoso amigo, dirigente fundador do CNID.

“Desporto e Educação” 

Ao professor doutor Carlos Neto, catedrático na FMH (Faculdade de Motricidade Humana) coube, entretanto, a distinta tarefa de apresentar a chamada “oração de sapiência” a que subordinou ao título, “Desporto, Olimpismo e Educação”.

Carlos Neto, em tom vivaz , abordou o tema relacionado com o “modelo ecológico” de desenvolvimento humano e referiu, a propósito, os constrangimentos actuais que se colocam às nossas crianças no jogo lúdico, no simples brincar e no Desporto. Evidenciou, então, a “iliteracia físico-motora” de uma juventude cada vez mais sedentária.

Foram homenageados, por seu turno, anteriores deões e presidentes da instituição como o foram os casos de Fernando Freitas, Luís Costa, Aníbal Justiniano e Sílvio Rafael, recebendo por isso os  diplomas de “membros honorários” da AOP. E também foram admitidos novos membros.

O vereador do Desporto do Município de Reguengo de Monsaraz, arquitecto Miguel Singéis, recolheu o diploma que registou o “louvor” aprovado pelo Conselho Directivo da AOP e que se refere à colaboração de sucesso desta autarquia na realização da 28ª Sessão Anual e 9ª Sessão para membros da AOP, cujos trabalhos decorreram naquela zona alentejana, subordinados ao tema “Os desafios contemporâneos do Movimento Olímpico”.

José Manuel Constantino,  o grande anfitrião, presidiu naturalmente a toda esta comemoração, na sua qualidade de Presidente do COP.

FOTO CEDIDA PELA AOP: Marina Guerra recebeu o Prémio David Sequerra na presença de Tiago Viegas, presidente da AOP (à direita) e de Murillo Lopes, Secretário Geral do CNID-AJD (à esquerda).