PORTUGAL NO INVERNO DA “TRÉGUA OLÍMPICA”

Arthur Hanse (nascido em Paris, há 24 anos) e Kenquyen Lam (oriundo de Macau, de 38 anos) são os dois esquiadores que representam Portugal nos Jogos Olímpicos de Inverno a decorrer até  25 de Fevereiro, três semanas de competição diversificada e intensa, na Coreia do Sul.

Os dois esquiadores que se manifestaram, à saída de Lisboa, em direcção à longínqua PyeongChang (Coreia do Sul) felizes e orgulhosos por participarem nesta 23ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. sob a bandeira de Portugal, envergam (tal como os outros elementos da Missão Portuguesa) um equipamento histórico, se tivermos em conta que o mesmo se inspirou no planisfério de Alberto Cutileiro e das Oficinas do Museu da Marinha (criação de 1970).E transportam, assim, a imagem das navegações portuguesas mais relevantes, com a  indicação das rotas seguidas pelos nossos mareantes, nomeadamente a linha divisória que dividiu o Mundo ao tempo dos Descobrimentos e que ficou estabelecida através do Tratado de Tordesilhas.

Uma imagem bem recuperada para este efeito, aliás, e que projecta, ainda, elementos da flora e da fauna dessa época de antanho, muito semelhante à cartografia produzida nos séculos XV-XVI.

[Fotografias: Comité Olímpico de Portugal]

Dois gigantes da neve e do gelo

Hanse vive em Lyon e treina na estância francesa situada em Les Gets, competindo nas disciplinas de  Slalom e de Slalom gigante–esqui alpino. É a sua segunda participação olímpica, pois esteve presente em Sochi 2014, na Rússia, então acompanhado pela esquiadora portuguesa Camille Dias, também residente no estrangeiro e também atleta de Sky Alpino.

Por seu turno Kequyen reside e treina em Vernon (British Columbia), no Canadá. Vai participar na disciplina de Esqui Cross Country –15 kms. Esta será a sua estreia olímpica pois, anteriormente, quando era atleta de Sowboard Cross, falhou a qualificação para Sochi 2014, por motivo de lesão.

A Missão Portuguesa é chefiada  por Pedro Farromba, ele que é também o presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) e integra o treinador Sérgio Figueiredo e o director de equipa Pedro Flávio.

Portugal participa pela oitava vez nos Jogos de Inverno, com a estreia registada em Oslo (Noruega),no ano de 1952.Duarte Espírito Santo foi 69º na disciplina de Esqui Alpino. Mas o regresso dos portugueses aos Jogos de Inverno só aconteceu, 36 anos depois, em Calgary 1988 (Canadá), com cinco atletas.

Nota muito significativa para o facto de PyeongChang 2018 simbolizar, num registo muito marcante, “a força de união” que o Desporto, em geral, e o Olimpismo, em particular, projectam nas sociedades modernas, como sublinhou João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto e Juventude, no convívio promovido pelo COP com a Missão Portuguesa à Coreia do Sul, tendo em atenção que as duas partes da Coreia, desavindas politicamente, participam nesta competição olímpica de Inverno sob o manto reunificador de uma mesma bandeira.

Para além de uma “vitória diplomática”, que sê-lo-á também, esta situação configura uma autêntica “trégua olímpica” no sentir de José Manuel Constantino, presidente do COP.

Pedro Farromba, por seu turno, aproveitou o ensejo para saudar de forma muito especial a dedicação dos dois esquiadores portugueses e para agradecer a compreensão da tutela governamental para a importância desta presença desportiva portuguesa, na Coreia do Sul, e todo o empenho e apoio do IPDJ e do COP.

Sem acreditações nacionais

A RTP2 vai dispor de um espaço diário de 30 minutos para acompanhar este evento, em PyeongChang, convertido no centro desportivo mais importante do planeta, durante as próximas três semanas, conforme refere a Discovery Networks, proprietária da Eurosport — canal desportivo de referência, na Europa. Este estará em permanência diária no evento, com transmissões em directo, reportagens e respectivo noticiário.

Segundo foi divulgado, à partida da Missão Portuguesa para a Coreia do Sul, nenhum jornalista português, oriundo do Continente e/ou das Regiões Autónomas, foi acreditado para os Jogos Olímpicos de Inverno 2018.

O director de equipa está incumbido, então, de registar os momentos mais significativos da participação de Hanse e de Kequyen e de os enviar para Portugal, nos moldes em que esta iniciativa ficou previamente acordada.

Endereços e contactos

Entretanto podemos deixar, aqui e agora, endereços que poderão ser úteis aos nossos associados, com mais interesse pelos Desportos de Inverno, a saber:

— informação actualizada em www.eurosport.com/olympics
— fotos e vídeos: https://discovery.box.com/s/5qk5hujlgjd5046tcb08l3u0kj5wsm7.

Mais informação disponível em: www,corporate.eurosport.com e em: www.discoverycommunications.com.
—Vasco Simões, consultor da Eurosport Portugal Communication
vasco simoes.external@discovery.com
—Nina Martins,Marketing and Communications Manager, Discovery Networks (em Portugal)
nina martins@discovery.com