MATEMÁTICA e FUTEBOL

A Cidade do Futebol, na Avenida das Selecções, ao Vale do Jamor (Oeiras), foi o palco escolhido para a apresentação da segunda obra da colecção “Livros da FPF”, desta feita numa parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM). Com o sugestivo título “Contas de Cabeça”, é umtrabalho da autoria de Cristina Silva e Helder Pinto, que inclui 50 desafios matemáticos relacionados com o futebol.

Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação (com a tutela do Desporto), participou no lançamento editorial, tendo a companhia de André Sousa e de Pedro Cary, campeões europeus de Futsal (Eslovénia – 2018).

Também compareceu na cerimónia um grupo de jovens alunos muito interessados do Agrupamento Escolar “Fernando Namora”, que participaram, entretanto, numa cerimónia evocativa do DIA do PI (13,1416), celebrado anualmente a 14 de Março, com apoios da Comissão Nacional da UNESCO e do Ministério da Educação. Os jovens estudantes foram convidados, ainda, a visitarem as magníficas instalações da Cidade do Futebol (FPF).

O livro em apreço pode já ser adquirido na FNAC, Bertrand e Wook, ou através do site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), estando disponível, em todas as livrarias do país, a partir de 25 de Março 2018.

Projecto editorial com abertura

A colecção “Livros da FPF” arrancou com o lançamento da primeira obra, com o título “A lesão do ligamento cruzado anterior, no atleta jovem”, no passado dia 22 de Janeiro de 2018, na sede da Associação de Futebol do Porto.

Este projecto editorial, assumido pelo líder federativo Fernando Gomes aquando da recandidatura na FPF para o mandato 2016/2020, foi concebido com o objectivo de receber contributos de toda e qualquer publicação de natureza literária e/ou científica, desde que o tema de fundo seja, naturalmente, a mais popular prática desportiva do Mundo – o futebol!