O diretor de Media da FIFA foi a Bruxelas explicar que na Rússia não haverá os habituais “briefings” diários, sendo substituídos por encontros com a Imprensa sempre que se justificar.
Hans Hultman disse que haverá cerca de 15 mil jornalistas acreditados para o Mundial, sendo que 2.800 são da Imprensa escrita e mil fotógrafos. Para o Congresso da FIFA, marcado para a véspera da abertura, a 13 de junho, em Moscovo, os jornalistas precisam de uma acreditação própria, que deve ser pedida até 13 de maio. É um congresso importante porque nele se deverá escolher nomeadamente o organizador do Mundial de 2026, sendo concorrentes Marrocos e a candidatura tripartida de EUA/México/Canadá.
O diretor de Media da FIFA expressou, também, a ideia de que todos os jogos do Mundial terão lotação esgotada, na sequência do que tem sido a venda ao longo destes meses. “Esperamos um grande sucesso”, disse.
Como tem sido habitual, nos quartéis generais das seleções detentores de direitos tv e não detentores poderão trabalhar à vontade e cada equipa deve ter um centro de Imprensa com condições mínimas. Os Media Centers nos estádios, que terão entre 4 e 6 mil m2e dois “Media officers” cada, não estarão abertos todos os dias (mas estarão sempre abertos pelo menos nos dois dias anteriores aos jogos). O centro de Imprensa do Estádio Luzhniki, que será o principal, esse estará aberto todos os dias.
No tempo dos “Novos Media” e da transmissão instatânea, Hans Hultman explicou: “Gravar as conferências de Imprensa depois do jogo em si não é um problema. O problema é distribuir isso, é publicar, o que é proibido porque os direitos televisivos incluem essa parte da atividade. São pagos”.
Hultman, que foi assessor de Imprensa da seleção da Suécia de futebol, salientou que em todas as cidades os jornalistas terão acesso a todos os transportes públicos de terra com a apresentação da acreditação, embora em Moscovo, Kazan e S. Petersurgo necessitem de um cartão especial. Terão também direito a lugares nos comboios para deslocação entre cidades para os jogos (mas esses precisam de pré-marcação até 15 de maio.
A acreditação estará disponível para entrega a partir de 21 de maio e a entrega dos bilhetes aos jornalistas far-se-á no próprio dia do jogo, em mão, no estádio, sem exceções. O primeiro “no show” dá direito a um cartão amarelo, uma segunda falta a um jogo para o qual tinha pedido e obtido acreditação significará que ficará sem acreditação para o jogo seguinte em que fizer um pedido.