OLYMPIC CHANNEL: UM BOM PROJETO

O jornalista grego Kostas Vernikos, que era o chefe de Imprensa dos Jogos de Atenas em 2004, foi a Bruxelas na quarta-feira, dia 9, apresentar o Olympic Channel, o canal de televisão do Comité Olímpico Internacinal disponívelna internet. O congresso da AIPS acolhe apresentações de vários tipos – outra foi a do governador do Estado de Rivers, na Nigéria, Nyesom Wke, que mostrou os progressos da paz e do progresso através do desporto no delta do Niger.

O Olympic Channel nasceu em abril de 2016, é propriedade apenas do COI e tem no seu staff gente de 27 países, inluindo Portugal (que tem vários a trabalhar nas operações de Madrid, segundo me informou o próprio Vernikos). O presidente do COI, o alemão Thomas Bach, é um entusiasta do canal, uma sua promessa de resto, A missão do OC, diz Vernikos, é ligar uma audiência global com os Jogos Olímpicos numa base regular mas também de transmitir os Jogos Olímpicos em países onde não há detentores de direitos. Para além disso há todo um conjunto de reportagens sobre a informação que os Jogos geram todos os anos.Já teve 1.5 biliões de visualizações (82% delas de menores de 35 anos) e mais de mil reportagens.

O OC quer expander-se ainda mais e além das onze línguas quer também falar a linguagem da juventude. “Não queremos desportos violentos no ecran, mas queremos chegar aos e-desportos precisamente para nos ligarmos aos jovens também”, diz Kostas Vernikos.