PRÉMIOS CNID 2018: INTERVENÇÃO DE FILIPE PAIS

Filipe Pais, chefe de gabinete do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, que usou da palavra em representação do governante

[Foto: Luís Vieira]

 

Incentivar um jornalismo centrado em mensagens positivas

 

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Braga

Exmo. Senhor Arcebispo de Braga

Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Futebol

Senhor Presidente da Confederação do Desporto de Portugal

Senhora Vogal do IPDJ

Senhor Presidente do Comité Olímpico,

Caro Manuel Queiroz, na sua pessoa cumprimento e agradeço em nome do XXI Governo Constitucional o convite que nos foi dirigido.

Antes de mais partilhar convosco o motivo da ausência do Senhor Secretário de Estado, que estará, por esta hora, a embarcar para Nova Iorque, para participar nas discussões sobre Juventude que estão a ter lugar na ONU, mas que me solicitou expressamente que entregasse a todos vós um cumprimento especial, neste que é um dia especial.

Falar do CNID (1966-2018), é falar de 52 anos de um trabalho extraordinário que augura um futuro em que continuará e cada vez mais, a contribuir positivamente para a sociedade. Há que promover o melhor do nosso desporto. E o melhor do nosso desporto são os atletas (os nossos campeões), os treinadores, os árbitros, as equipas, as seleções e os demais agentes desportivos, especialmente os voluntários, que contribuem diariamente para o desenvolvimento do nosso desporto e, também, para a projeção do nosso país internacionalmente.

Realçar os momentos delicados a que o nosso país assistiu recentemente do ponto de vista desportivo obriga-nos a apelar ao papel fundamental que a comunicação social pode ter (E TEM QUE TER), nesta matéria; O CNID, que tem 52 anos de história, e começou por ser o Clube Nacional de Imprensa Desportiva, por não ser permitida a constituição de associações à data, mostrou que há sempre um caminho para a independência! Hoje reconhecemos todos ao CNID esse mesmo papel fundamental para nós; tem de ser para todos uma garantia de independência e liberdade, tão fundamentais nestes momentos delicados.

Nunca crescemos enquanto sociedade sem imprensa livre. Ela é, sempre foi e será, a garantia para o desenvolvimento de sociedades justas e equilibradas, livres de discursos de ódio e de segregação.

É neste contexto que entendemos ser de incentivar um jornalismo centrado em mensagens positivas, que ajudem a alavancar o lado positivo do Desporto. E o CNID pode ter  e tem tido uma enorme importância nessa matéria. Em todos os tipos de meios de comunicação.

O CNID é o local de encontro, um ponto de convergência entre todos os jornalistas dedicados à matéria desportiva, seja de âmbito nacional ou regional. Juntos por uma só causa: servir o desporto com dignidade e paixão.

É na luta pela dignificação desse local de encontro que o CNID tem um papel fundamental de sensibilização para as melhores formas de fazer passar uma mensagem diferenciadora às nossas comunidades desportivas e da mais-valia dos seus valores para a sociedade.

Esse local é também o da separação entre o jornalismo e o comentário; separação tantas vezes ignorada e tão urgente reconhecer e estimular. O CNID é, assim, o local de encontro de todos quantos não toleram atitudes incendiárias, absolutamente contrárias aos valores mais nobres que o Desporto nos transmite a todos e em todos os lugares.

Por isso mesmo gostaria de destacar também o papel dos jornalistas no desporto local, no que significa para a captação de meios para o Desporto e na dinamização do Desporto nas autarquias; todos reconhecemos que o fazem muitas vezes sem as condições ideais, nesta que é a fundamental defesa de uma mensagem independente. Mas continuam a fazê-lo, contrariando todas as adversidades.

Quase a terminar sinalizo o facto desta Gala se realizar em Braga, Cidade Europeia do Desporto; não podia ser mais feliz esta escolha. Feliz para mim, pessoalmente também.

Uma nota para desejar boa sorte à nossa Seleção Nacional de Futebol, atual campeã europeia, para o mundial que se avizinha. Aliás, hoje teremos o privilégio de assistir in loco a um jogo de preparação para essa competição. A nossa seleção será, estou certo, de novo portadora dos valores fundamentais do Desporto. Levará longe as palavras e valores que realmente nos fazem sentar e partilhar em conjunto: OS MELHORES VALORES DO DESPORTO.

Referência final aos vencedores dos Prémios CNID 2018, exemplos de tenacidade e entrega, a compor uma lista de notáveis, do que Portugal tem de melhor.

Creio poder defini-los em quatro palavras que os distinguem, e se me permitem, uma palavra especial ao Miguel, atleta Paralímpico, que tão bem as personifica: Orgulho, Honra, Humildade e Superação! Todos eles são, no seu desempenho, o mais elevado testemunho de excelência da nossa sociedade.

Obrigado a todos.