As instalações da Cidade do Futebol, no Jamor, acolheram uma conferência europeia no âmbito do projeto SPIN (Sport Inclusion Network), financiado pelo programa comunitário “Erasmus +”. A iniciativa contou com o apoio do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), membro da FIFPRO e parceiro no projeto SPIN, anfitrião em Lisboa.
“Estará a Europa preparada para a integração de migrantes e de refugiados?”, foi o desafio lançado para debate na Conferência Europeia sobre a Integração Social dos Migrantes e dos Refugiados através da prática desportiva que decorreu em Lisboa, em 23 e 24 de Novembro de 2018).
Esta plataforma de discussão sobre a política daUnião Europeia para a integração de migrantes e de refugiados, nas sociedadesdos nossos dias, mobilizou cerca de uma centena de agentes com intervençãosocial na área do Desporto, a nível nacional e internacional.
Houve oportunidade para ouvir e trocarexperiências com representantes de organizações não-governamentais egovernamentais, instituições desportivas e sindicais. Não faltaram os outrossete parceiros do SJPF, no projecto SPIN: VIDC-Fairplay (Áustria), Camino(Alemanha), UISP (Itália), FAROS (Grécia), FAI (Irlanda), MGHRO (Hungria) e Liikkukaa(Finlândia).
Anita Vlasveld, presente!
Houve tempo, ainda, para agitar a memória através de um momento muito sentido e durante o qual, em silêncio respeitoso, foi homenageada Anita Vlasveld, saudosa avaliadora do projecto SPIN, entretanto falecida aos 57 anos de idade.
Para além das intervenções oportunas de Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, outros cidadãos portugueses trouxeram ao debate generalizado contributos valiosos, como sucedeu com João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto e da Juventude (SEDJ), Fernando Gomes, presidente da FPF, Pedro Calado, alto-comissário para os Migrantes (ACM), Mário Rui André, da Plataforma dos Refugiados (PAR), Tito Matos, director do Centro Português para Refugiados (CPR), Francisca Araújo, responsável pelos projectos sociais da FPF, Ana Ribeiro, responsável por idêntica área na Liga Portugal (LPFP), Vanda Ramalho (Associação Nacional de Futebol de Rua – Bola P´ra Frente EGG Project), Vasco Malta (ACM), Maria Machado (representante do COP), Salomé Marivoet (ISCTE/CIES), Paulo César (vereador do Município de Odivelas) e Rebelo, antigo futebolista profissional, que brilhou no Estrela da Amadora.
Visão política, cooperação e boas práticas
Muito envolvido esteve também Kurt Wachter, do organismo austríaco VIDC-Fair Play e coordenador do projecto SPIN, nos mais diversos temas em debate, desde a visão política dos estados, passando pela urgência de uma cooperação com resultados consequentes ao nível dos métodos e critérios de avaliação e culminando com efectivas boas práticas no terreno.
Merecem igualmente relevo outras personalidades internacionais, com ligações estreitas aos migrantes, aos refugiados e ao trabalho para os acolher, nomeada e principalmente através da prática desportiva, interessadas nesta iniciativa em Lisboa, a saber: Varpu Taarna (Finlândia), Aisha Albella (Fundação do FC Barcelona), Obert Makasa, Joanathan Fadugba, James Toner (Irlanda), Willie Westerhof, Vitória Schwenzer, Jerry Essando e David Hudelist (VIDC-Fair Play), Bella Bello Bitugu (director desportivo da Universidade de Accra – Gana), Orsolya Tolnay(EMGSO – projecto Aspire), Itzik Shanan(Fundação Nova Israel, director da Fundação Kick Racism Out), Jean Marc Alingue e Christian Thibault (Desporto para Todos – Liikkukkaa), Ali Shayan (Jovem Desporto Afegão e Cultura Associada – New Start in Áustria), Mamadou Ba (SOS Racismo Portugal), Alexander Kapitue (Refugees Portugal Association), Layla Mousa (UIDP), Assunção Fernandes (presidente da Associação de Solidariedade Assumada, com um projecto de inclusão através do andebol), David D´Agnelli (Liberi Nantes), Cyntia Uwak, formadora da FIFA, ex-futebolista nigeriana, duas vezes nomeada como “melhor futebolista africana do Ano”
O futebolista iraquiano Osama Rashid, do Santa Clara, deu testemunho desde os Açores do sucesso da sua integração.
A iniciativa contou com a participação de quatro jornalistas, como moderadores: Cláudia Lopes (TVI), Miguel Morgado (Sapo 24, on-line), Sara Capelo (revista Sábado), Gonçalo Ferreira (SIC) e Mário Fernando (coordenador de Desporto da TSF).
Humberto Coelho, vice-presidente da FPF marcoupresença como convidado. O CNID – Associação dos Jornalistas de Desportoesteve representado pelo secretário-geral, Murillo Lopes.