Os 32 anos de promoção dos valores olímpicos e de intervenção pedagógica da Academia Olímpica de Portugal (AOP) foram comemorados, em Dezembro, no ambiente saudável do histórico Lisboa Ginásio Clube.
Com um programa diversificado, muito bem estruturado, a Academia Olímpica de Portugal, presidida por Tiago Viegas, comemorou o aniversário tendo como pano de fundo o seu contributo para a construção de uma sociedade melhor, através de uma interligação irrecusável: cidadania – desporto – valores olímpicos.
Foi neste quadro que o Prof. Dr. Joaquim Vicente Rodrigues, docente no ISCTE e presidente da Assembleia Geral do Lisboa Ginásio Clube (LGC), apresentou uma comunicação intitulada “Valores olímpicos e cidadania”, reiterando a importância dos três valores olímpicos fundamentais: Excelência – Respeito – Amizade.
Palavras de incentivo para a AOP foram proferidas também por José Manuel Constantino, presidente do COP, e pelo arquitecto Jorge Marcelo, presidente da Direção do LGC. Tiago Viegas, por seu turno, manifestou a gratidão pela qualidade destes apoios e manifestou grande vontade e empenho para que a AOP possa percorrer sem desvios o caminho certo trilhado pelos seus antecessores.
Momento especial neste tipo de reuniões é a homenagem aos novos membros ou associados. A AOP distribuiu emblemas e diplomas aos seguintes seus novos membros: Ana Carolina Nascimento Ramos, Catarina Gomes Teixeira, José Carlos Pereira Simões, Jorge Manuel Dias Ferreira e José Germano Francisco Corroio.
Foram exibidos documentários sobre a atividade da AOP ao longo do ano de 2108 e sobre a exposição de mascotes olímpicas. Houve exibições de algumas classes de ginástica do LGC, de elevado nível técnico. A cerimónia incluiu ainda a visita à bonita e rica sala de troféus do LGC.O CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto, que formula votos de longa vida para a AOP, esteve representado pelo secretário-geral, Murillo Lopes.