Prestes a completar o primeiro ano de atividade, a Direção do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto apresenta calorosas saudações e envia algumas informações sobre a vida da nossa instituição.
Prezado(a) Consócio(a)
A principal preocupação foi continuar o trabalho de diversas gerações de dirigentes, designadamente estando atento aos problemas dos jornalistas no seu dia a dia, procurando tomar posição pública quando estão sob ameaça princípios fundamentais.
Outra preocupação foi a organização da cerimónia anual de entrega dos Prémios CNID, que este ano decorreu em Braga com assinalável brilho e para a qual foram convidados todos os sócios. Embora poucos tenham comparecido, o que se lamenta, até porque foi um êxito.
Tentámos, embora sem a regularidade que desejamos, manter o contato com os associados, através do envio de e-mails e, sobretudo através do nosso renovado “site” (cnid.pt) e da página do Facebook.
Queremos informá-lo(a), em primeira mão, de uma nova iniciativa: decidimos criar o Prémio CNID Desportivismo, para distinguir os praticantes desportivos que se destaquem por atos de especial fidelidade aos ideais do desporto. O prémio, que começa a ser atribuído em Janeiro de 2019, pode ser entregue mensalmente, se existirem candidatos. Para isso, pedimos a sua colaboração, fazendo-nos chegar a indicação de atitudes de fair-play que mereçam ser publicamente distinguidas. Dentro em breve será publicado o respetivo regulamento.
Vamos também, dentro da política de apoiar o mais possível os jornalistas, ajudar à formação dos jornalistas e colaboradores em áreas com interesse para estes. Para 2019 vamos fechar um acordo com a Associação Portuguesa de Direito do Desporto (APDD) para construirmos algumas aulas de direito do desporto e que estarão disponíveis no nosso site, por exemplo.
A Federação Portuguesa de Futebol, através da Portugal Football School, também está interessada em ajudar à formação dos jornalistas. Vai haver notícias muito em breve.
Vamos também abrir em 2019 um concurso para uma Bolsa de estágio num Órgão de Comunicação Social Estrangeiro de primeira linha. Será aberto aos jornalistas desportivos, mas os sócios do CNID terão preferência, obviamente.
Aproveitamos a oportunidade para o(a) informar que o valor da quota permanecerá inalterável em 2019, ou seja 50 euros. Para proceder ao pagamento deverão enviar, os 50 euros por correio ou através de transferência bancária para a conta do CNID – IBAN: PT50 0269 0158 0020 4508 11786. Se o pagamento for feito através de transferência bancária é imprescindível que nos enviem uma mensagem por e-mail para cnid@cnid.pt.
Gostaríamos de pedir a todos e cada um que fossem embaixadores do CNID, procurando recrutar novos sócios, mas também mantendo, em todas as situações, comportamentos estritos de elevada dignidade para dignificar esta profissão que é a razão da existência do CNID.
Reafirmamos o propósito de contribuir para a dignificação dos Jornalistas e do Jornalismo Desportivo e de defender os direitos de profissionais e colaboradores dos diversos “media”. Estamos – e estaremos – sempre à disposição para prestar esclarecimentos e para mediar eventuais situações de conflito porque o nosso propósito é ajudar a que os profissionais tenham as melhores condições para desempenhar a sua profissão.
Aceite os nossos votos de Festas Felizes e de um Novo Ano repleto dos maiores sucessos.
Cordialmente,
A Direção do CNID – AJD
Lisboa, Dezembro de 2018