Mourinho e os jornalistas: “Melhores? Os italianos”

José Mourinho: “Os bons jornalistas em Portugal são muito bons”

Fizemos uma provocação a José Mourinho quando lhe entregámos o Troféu CNID 2015, no recente Forum de Treinadores, em Portimão: “Quais foram os piores jornalistas que encontrou nos quatro países em que trabalhou?” 

“Os jornalistas que, em minha opinião, sabem mais de futebol são os italianos. Interessam-se mesmo pelo futebol, querem saber e perceber de futebol. Para mim são os que se preparam mais e ainda por cima têm uma linguagem muito rica.

Em Inglaterra há uma diferença muito acentuada entre os jornalistas e os comentadores e parece-me que ha empatias e antipatias que definem as tendências. Há comentadores que se posicionam como grandes experts mas as máscaras caiem quando passam do ecrã ao banco.

Os espanhóis amam o futebol e amam os seus clubes. São apaixonados e vivem futebol 24 horas por dia, nalguns casos demasiado clubistas.

Os portugueses? Quais? Os jornalistas, os comentadores, os bloguistas, os jogadores de ‘championship manager’? Os jornalistas? Os bons jornalistas em Portugal são muito bons.”