Braima Dabó recebe Prémio CNID Desportivismo

Braima Dabó no regresso a Portugal após os “Mundiais” da atletismo no Catar. [foto: jn.pt]

O atleta Braima Dabó recebe hoje (29 de novembro), no Porto, o Prémio CNID Desportivismo.

O atleta da Guiné-Bissau e do Maia Atlético Clube protagonizou um gesto de enorme companheirismo na prova de 5.000 metros dos “Mundiais” de atletismo realizados em Doha, no Catar.

O galardão será entregue em cerimónia marcada para as 15h00, na Casa do Desporto (Rua António Pinto Machado, 32-150, 4100-068 Porto).

 

É a segunda vez que o CNID atribui este prémio, instituído no início deste ano, para distinguir desportistas que tenham assinaláveis atitudes de desportivismo e “fair play”.
Na formulação do CNID,o prémio destina-se a defender a beleza no desporto.

Também o IPDJ através do PNED – Plano Nacional para a Ética no Desporto distinguirá o atleta guineense com um prémio de Ética no Desporto.

A 27 de setembro de 2019, na prova dos 5.000 metros dos “Mundiais” de atletismo, a cerca de 250 metros da meta, Braima Dabó ajudou Jonathan Busby, atleta de Aruba, que estava a sentir-se mal por causa do calor, levando-o até à meta e deixando-o ficar à sua frente. Um gesto de companheirismo que emocionou o mundo inteiro.

A Direção do CNID decidiu, na reunião de Outubro, após consulta à Comissão de Apoio ao galardão, atribuir a Braima Dabó o segundo Prémio Desportivismo.
O primeiro foi entregue, em Abril, a um jovem praticante de futebol do Clube União 1919 (ex-União de Coimbra).