Academia Olímpica comemorou 33.º aniversário

Ilídio Torres recebeu Prémio David Sequerra CNID / AOP

Murillo Lopes, Ilídio Torres e Tiago Viegas

A Academia Olímpica de Portugal (AOP) levou a efeito, no sábado (dia 7), nas instalações do Sport Algés e Dafundo, a sessão comemorativa do 33.º aniversário, que contou com a presença de José Manuel Constantino (presidente do COP), Sónia Paixão, em representação do Secretário de Estado de Juventude e Desporto, de Tiago Viegas, presidente da AOP e do vice-presidente do Sport Algés e Dafundo, Emílio Frischknecht, como anfitrião.

Para além da intervenção destas personalidades, o antigo nadador olímpico (Jogos de 1992, em Barcelona) Miguel Arrobas dissertou sobre o tema “Um olímpico não desiste”, onde recordou que a sua carreira começou com um sonho (“estar nos Jogos Olímpicos”). No entanto, para lá chegar desenvolveu trabalho tão intenso que “desapareceu” da cena desportiva em 1994, dois anos depois dos Jogos, porque não suportou a pressão que sobre ele recaiu nesse caminho.

Confessou que conseguiu retornar alguns anos mais tarde, optando pela natação de águas abertas, o que o levou a fazer a travessia do Canal da Mancha, dando sequência ao feito de Baptista Pereira nos anos 50/60. Uma história de vida interessante e que serve como “mola” para que outros consigam chegar aos mais altos patamares dos pódios desportivos e na vida.

Tiago Viegas, presidente da AOP, teve ainda oportunidade de apresentar o programa de acções para 2020, que será preenchido com mais de uma centena de iniciativas, feitas em parceria com seis dezenas de entidade, com vista a aumentar a visibilidade dos Jogos Olímpicos de Tóquio, nos quais Portugal participará com cerca de oito dezenas de representantes.

Na cerimónia, a Academia Olímpica distinguiu os concorrentes Prémio David Sequerra, um galardão conjunto da AOP e do CNID para a Imprensa Regional, este ano atribuído a Ilídio Torres, do Jornal de Notícias de Esposende e Barcelos. Marina Guerra, do semanário Região de Leiria, recebeu uma menção honrosa.

O CNID esteve representado pelo secretário-geral, Murillo Lopes.