O director de “A Bola”, Vítor Serpa, acaba de lançar novo livro. Segundo ele, trata-se de “uma viagem inédita ao mundo do Futebol e da Literatura em português”.
O auditório da vetusta Sociedade de Geografia, em Lisboa, acolheu Vítor Serpa, ex-presidente da Assembleia Geral do CNID, e muitos amigos, para a apresentação do seu mais recente trabalho em livro com o sugestivo título, “Golos de Letra”.
Ao longo de 135 páginas de leitura apaixonante, com a paixão que o Vítor imprime sempre a cada movimento de escrita e de reflexão, o leitor vai descobrir que o “futebol tem na alma o mistério dos deuses e, por isso, a sua relação com as artes se tornou tão óbvia e tão íntima”.
Vítor Serpa sublinhou que, “nestes tempos” em que se “pensa pouco seja no que fôr”, e sentindo que o futebol é visto como “produto marginalizado”, entendeu que com o “Golos de letra” cumpria um dever, “o de procurar o ângulo certo para olhar o futebol”.
“Não me parece que haja melhor do que este: o da arte, o da literatura”, acrescentou.
Manuel Alegre, vibrante, considerou que o livro “honra o Futebol, tanto como a Literatura”, confirmando Vítor Serpa “como um observador atento do fenómeno social, onde o Futebol é, cada vez mais, uma peça importante e fundamental para entender o ser solidário”.
Mário Zambujal, grande mestre do Jornalismo, escritor de renome, fundador do CNID, também deixou palavras sábias sobre o misterioso (por vezes) e apaixonante (sempre) ofício da escrita.
Na mesa de apresentadores, para além de Alegre, sentaram-se e manifestaram o seu agrado pelo livro a advogada e escritora brasileira Ruth Manus, o escritor português Gonçalo M. Tavares e o artista plástico moçambicano Roberto Chichorro.
Na assistência destacaram-se Fernando Gomes, presidente da FPF, Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, José Manuel Constantino, presidente do COP, Carlos Paula Cardoso, presidente da CDP, e Vítor Pataco, presidente do IPDJ.
Destaque ainda para as presenças Manuel Sérgio – filósofo, pedagogo e pensador -, José Pereira (ANTF), Joaquim Evangelista (SJPF), José Couceiro (director-técnico nacional da FPF), José Vicente Moura, ex-presidente do Comité Olímpico, e Dias Ferreira, Paulo Teixeira Pinto e Júlio Figueiredo, colunistas de “A Bola” e/ou comentadores de “A Bola TV”, para além, obviamente, de familiares e outros amigos de Vítor Serpa.
Vítor Serpa contou também com a presença de muitos amigos, da escrita, outros companheiros de jornada, treinadores, dos presidentes do SL Benfica e do CF Os Belenenses e de responsáveis da Sociedade Vicra Desportiva, proprietária de “A Bola”.
Recorde-se que em data recente Vítor Serpa publicou, com grande sucesso, o livro de crónicas “Há vida nas Estrelas”, que tal como este “Golos de Letras” integra a colecção “Livros FPF”, publicados pela “Cultura Editora”.