Jamor: sonho e emoções num projecto histórico

O Centro Interpretativo do Jamor (CIJ) foi inaugurado no complexo de piscinas do Jamor, local onde se encontra patente uma exposição temporária intitulada  “Estádio Nacional: do sonho  à concretização”.

No âmbito das comemorações dos 75 anos da inauguração do Estádio Nacional, abriu ao público o Centro Interpretativo do Jamor (CIJ),no complexo de piscinas do Centro Desportivo Nacional do Jamor, no Vale do Jamor (freguesia da Cruz-Quebrada, concelho de Oeiras).

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD),João Paulo Rebelo, esteve presente na abertura.

No mesmo local, está patente uma exposição temporária sobre todo processo que envolveu a construção do Estádio Nacional, desde os primórdios da década de 30 até 10 de Junho de 1944, data da inauguração.

Trata-se de um trabalho notável de pesquisa e de recolha do mais diverso material que permitiu esta recuperação histórica e museológica, casos de plantas topográficas e fotografias, entre outros documentos valiosos para a preservação da memória.

São também exibidas maquetas, um trabalho rigoroso a que se dedicou com competência o Museu Nacional do Desporto (MND), dirigido por Ana Semblano, a qual acompanhou os convidados numa visita-guiada muito interessante.

O sucesso da exposição muito deve ao apoio do IPDJ e ao empenho directo da vice-presidente Sónia Paixão.

Vítor Pataco aposta na divulgação 

Vítor Pataco, presidente do Conselho Directivo do IPDJ, salientou a importância do conhecimento generalizado deste espaço público (mais de mil pessoas atravessam-no diariamente, para além da frequência dos espaços de lazer – que, aos finais de semana, atinge números muito significativos).

Centro Interpretativo do Jamor e a exposição temporária pretendem contribuir, de forma decisiva, para que este espaço de “emoções vividas por várias gerações” se transforme numa fonte de conhecimento privilegiado para a população em geral, muito em especial para a juventude escolar, estudiosos e investigadores (e também para os jornalistas,  acrescentamos nós) que se movimentam na área  do Desporto e do Lazer.

Nas cerimónias estiveram presentes, entre outros, Sónia Paixão, Eduarda Marques (directora Regional – Lisboa do IPDJ), Manuel Brito (Autoridade Antidopagem de Portugal), Paulo Frischknecht (Fundação do Desporto), Jorge Vieira (presidente da Federação Portuguesa de Atletismo), Pedro Pauleta (vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol), Anabela Vaz dos Reis (vice-presidente da Confederação do Desporto de Portugal),Afonso Candeias (membro do Conselho Directivo da Academia Olímpica de Portugal), o campeoníssimo António Bessone Basto, e o filho do engenheiro Sena Lino, um dos homens envolvidos no projecto  do  Estádio Nacional.

O CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto esteve representado pelo secretário-geral, Murillo Lopes.

O horário do Centro Interpretativo é o seguinte: 7h00-22h00 (de segunda a sexta), 8h00-18h00 (sábados) 3 8h00-13h00 (domingos). A entrada é gratuita.

____________

NOTA – Mais fotografias disponíveis na página do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto no Facebook.