Carlos Machado vai amanhã a sepultar

Jornalista de O Jogo era secretário da MAG do CNID

O CNID atribuiu em 2011 um dos seus prémios a Carlos Machado, que o recebeu na sede da Liga de Clubes das mãos do antigo jogador Vitor Baía e do jornalista Carlos P. Santos

O jornalista Carlos Machado, secretário da Mesa da Assembleia Geral do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto e chefe de Redação do diário O Jogo, faleceu repentinamente em casa na madrugada de ontem (quinta-feira, dia 10).
O velório acontece a partir das 20h00 de hoje, sexta-feira, na Igreja de Leça, e o funeral será amanhã, sábado, às 12h00.
Carlos Manuel Oliveira Machado, que completaria 59 aos no próximo dia 28 deste mês de Dezembro, tinha fechado a edição desse dia do jornal, em teletrabalho, “com os habituais cuidados extremos”, disse José Manuel Ribeiro, diretor de O Jogo. Deixa a mulher e um filho.

Carlos Machado começara em O Comércio do Porto, pela mão do então diretor-adjunto Costa Carvalho, passou pelo Diário de Notícias e A Capital, mas fez quase toda a sua carreira em O Jogo, onde era o mais antigo elemento do quadro.
Jornalista respeitado, esteve em dois momentos importantes do futebol português: o Mundial de 2006 e o Euro 2008. Mas era sobretudo no trabalho “de banca” que se sentia realizado.
Carlos Machado teve a qualidade de só fazer amigos na vida e na profissão. Discreto, rigoroso, mas assertivo e com apuradíssimo sentido da notícia, foi um dos melhores jornalistas da sua geração.
Entre as distinções recebidas contava com o Prémio CNID 2011.
No CNID-Associação dos Jornaçlistas de Desporto era também um militante, ainda que discreto, sempre presente. Nos últimos mandatos foi um dos elementos da Mesa da AG, que é presidida por Santos Neves.
A mesa da AG já tinha perdido este ano o seu vice-presidente, Vasco Resende, e perde agora o Carlos Machado.
À família, o CNID apresenta as mais sentidas condolências.