CNID ENTREGOU “PRÉMIO PRESTÍGIO” A JOSÉ MANUEL CONSTANTINO

O presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, recebeu hoje (18 de Junho) o Prémio Prestígio “Fernando Soromenho”, atribuído pelo CNID.



O prémio foi entregue pelo presidente da Direção, Manuel Queiroz, na companhia dos vice-presidentes Mário Martins e Artur Madeira.


Mais pormenores aqui.

__________


INTERVENÇÃO DO PRESIDENTE DO CNID


Exmo. Senhor Presidente do Comité Olímpico de Portugal,
Meu caro Prof. José Manuel Constantino


É um enorme gosto estar aqui hoje para, em nome dos Jornalistas Portugueses, o distinguir, de forma singela, mas para nós com um grande significado.
A Direção do CNID deliberou há um ano atribuir-lhe o Troféu Prestígio Fernando Soromenho, um grande jornalista e primeiro presidente do Clube Nacional da Imprensa Desportiva.


É um troféu que atribuímos poucas vezes. No caso do prof. José Manuel Constantino foi-o pela sua enorme obra de dirigente, autárquico, clubístico, federativo, pelos seus cargos públicos. Ou pelos livros, ou por tudo o resto. E foi sobretudo pela sua militância cívica, pela independência do seu pensamento, que não se verga perante os poderes, antes os ajuda a ver as grandes questões de forma mais clara.


Foi este prémio decidido há um ano, mas tornou-se ainda mais justo hoje, depois de uma pandemia que afetou gravemente todo o movimento desportivo, tempo em que V. Exa. se distinguiu pela coragem e visão na forma como tem reagido às decisões e indecisões do Governo.


Nem sempre estamos de acordo, mas eu e todos os que estão ligados ao Desporto estamos sempre interessado em conhecer a sua opinião.

O CNID acaba de completar 55 anos e nesta data redonda tem a honra de vir mais uma vez a esta casa – onde é sempre recebido de forma muito amiga, diga-se – para lhe entregar este troféu. Que é o reconhecimento de um prestígio e de uma forma de estar na Vida e no Desporto que, pela independência e ousadia, tem muita ligação também ao Jornalismo.


Meu caro Professor, um bem haja da parte de todos os jornalistas pelo seu trabalho, pelos seus ensinamentos e pela sua disponibilidade quando os Jornalistas o procuram. Porque isso conta para nós e conta para a sociedade.