A AIPS (Associação Internacional da Imprensa Desportiva) promove hoje, 2 de julho, às 13h00 de Portugal, uma e-conferência via zoom subordinada ao título: “Desporto e saúde mental. Está em perigo o acesso às fontes?”.
O CNID reputa este evento como de grande importância e de indiscutível oportunidade, pelo que convida todos os que estiverem interessados a inscreverem-se. Há tradução simultânea em quatro línguas.
O título da conferência, que assinala pelo segundo ano consecutivo o Dia Mundial do Jornalista Desportivo, remete para os recentes problemas da tenista japonesa Naomi Osaka, que se recusou a participar em conferências de Imprensa por considerar que isso a afetava na sua saúde mental, mas também para a forma como tantos desportistas de alto nível têm hoje as suas relações com os jornalistas controladas de forma que só pode ser considerada indevida.
Na página da AIPS (aipsmedia.com), o presidente do organismo, Ganni Merlo, afirma: “Parece que estamos a voltar aos tempos negros da Alemanha de Leste, quando eles diziam que a fragilidade dos atletas, sob ‘stress’ por causa das competições, não lhes permitia falar com os jornalistas. Mas isto era para esconder uma realidade bem diferente, como todos sabemos Quem não tem nada que esconder enfrenta a Imprensa em qualquer altura. No passado, atletas que tinham algo a esconder evitavam a relação com os jornalistas”.
Gianni Merlo diz compreender o caso Osaka, mas acrescenta que não se pode permitir um efeito dominó a partir dele “e que seja dada essa desculpa para não falar com os jornalistas”.
[A entrevista está aqui: https://www.aipsmedia.com/index.html?page=artdetail…]
A questão, tantas vezes, é mesmo essa: quem não tem nada a esconder, não tem problema em falar com jornalistas.
Para fazer a inscrição na conferência clique aqui: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSdgSUcprTiOlV…/viewform
Não é necessário ser sócio da AIPS para participar no evento (basta responder ‘não’ quando é perguntado se é sócio da instituição). Mas é preciso gostar de Jornalismo.