Patrícia Mamona e Pedro Pichardo eleitos “Atletas do Ano – 2021”

Patrícia Mamona e Pedro Pablo Pichardo foram eleitos pelo CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto como Atletas do Ano – 2021 em Portugal.

Se no ano passado tinham sido distinguidos dois atletas do ciclismo (Maria Martins e João Almeida), agora levou a melhor o atletismo, com os dois medalhados olímpicos do triplo salto a serem eleitos: Patrícia Mamona, ligada ao Sporting Clube de Portugal, ganhou a medalha de prata e Pedro Pichardo, ligado ao Sport Lisboa e Benfica, conquistou mesmo o ouro em Tóquio2020, competição que foi apenas realizada este ano devido à pandemia.

Patrícia Mbengani Bravo Mamona, nascida em Lisboa, na freguesia de S. Jorge de Arroios, em 21 de novembro de 1988, ganhou este ano, para além da prata olímpica, o ouro no Europeu de Pista Coberta, em Torun, na Polónia.

Pedro Pablo Pichardo nasceu em Santiago de Cuba em 30 de junho de 1993 e sob a bandeira portuguesa foi este ano campeão do mundo de Pista Coberta em Torun e vencedor olímpico em Tóquio. É neste momento recordista cubano de triplo salto (18,08 m) e de Portugal (17,98 m).

O júri do CNID – composto por jornalistas, caso dos diretores dos três diários desportivos e os responsáveis da área nos diversos órgãos de comunicação, e também por personalidades ligadas ao meio, como o presidente do Comité Olímpico de Portugal e o presidente da Confederação do Desporto – votou a lançadora do peso Auriol Dongmo e a judoca Telma Monteiro nos segundo e terceiro lugares, mas se a vencedora teve 45 votos, Auriol recolheu 19 e Telma 16. Em quarto lugar ficou a canoísta Teresa Portela e em quinto a surfista olímpica Yolanda Hopkins Sequeira.

Nos homens, o segundo foi o canoísta Fernando Pimenta e o terceiro o futsalista Ricardinho. Pichardo liderou com 40 votos, Pimenta teve 18 e Ricardinho 14. O quarto foi o ciclista João Almeida e o quinto o futebolista Pedro Gonçalves.

Esta é a terceira vez que o CNID elege os Melhores Atletas do Ano, na esteira do que faz a AIPS – Associação Internacional da Imprensa Desportiva, a que o CNID está associado desde a fundação, em 1966.

Em 2019 os galardoados foram Fu Yu, atleta de ténis de mesa, e Jorge Fonseca, do judo, que obtiveram brilhantes resultados internacionais.

ATLETAS DO ANO – CNID

2021 – Patrícia Mamona e Pedro Pichardo

2020 – Maria Martins e João Almeida

2019 – Fu Yu e Jorge Fonseca