Comunicado sobre agressões a jornalistas

O CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto, lamenta e condena as agressões de que foram vítimas vários jornalistas, particularmente repórteres de imagem de televisões no final do Vitória SC – Hajduk Split, da segunda mão da terceira eliminatória da Europe Conference League.

Os autores das agressões, bem documentadas em imagens, foram adeptos do clube croata, que empurraram e deitaram ao chão repórteres que os filmavam legitimamente. O CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto espera – ainda que sem muita esperança – que esses adeptos sejam levados à justiça e que os repórteres sejam justamente indemnizados.

Estas agressões seguem-se a outras bem recentes, reportadas na sexta-feira passada junto ao Estádio da Luz e de que foi vítima uma equipa de reportagem da TVI/CNN.

O CNID – AJD chama a atenção das autoridades policiais para a necessidade de garantir a integridade física dos Jornalistas em serviço. São casos lamentáveis e que podem ser evitáveis com mais atenção das autoridades e também melhor coordenação quanto aos locais escolhidos.