Jorge Ribeiro distinguido com diploma do CNID

Jorge Ribeiro com o diploma que lhe foi entregue por Manuel Queiroz

Jorge Ribeiro, que foi presidente do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto,  recebeu na passada segunda-feira o diploma que lhe foi atribuído no quadro da celebração dos 55 anos da nossa associação, em 2021, e que, por dificuldade de agenda, só agora foi possível entregar.

O presidente do CNID entre 201 e 2005 teve uma carreira ligada sobretudo  aos diários generalistas O Primeiro de Janeiro e sobretudo Jornal de Notícias, ambos do Porto, mas durante a sua presidência foi também um ativo dirigente da AIPS, a Associação Internacional da Imprensa Desportiva, desempenhando cargos e funções de grande relevo no seio daquela estrutura internacional. Foi mesmo o dirigente do CNID mais interventivo na cena internacional das estruturas de jornalistas ligadas ao desporto.

Foi também professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e hoje, aos 73 anos, já reformado, mantém uma ligação ao Centro de Estudos Africanos dessa universidade. Foi Manuel Queiroz, atual presidente do CNID, quem entregou o diploma ao seu antecessor , durante um almoço que teve lugar no Porto. Um encontro que foi aproveitado para trocar notas sobre o futuro do CNID, sobre a relação com a AIPS, que esta direção tem procurado manter viva e sobre o jornalismo em geral, que vive um momento difícil e de viragem. Falta conhecer o sentido da mudança que estamos a viver e que todos tentamos antecipar.

Em 2021, a direção do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto decidiu homenagear os seus sócios mais antigos e os dirigentes com mais tempo de ligação à nossa associação, mandando também cunhar uma medalha comemorativa das cinco décadas e meia de vida.