António Trindade Guedes, homem da rádio e da informação desportiva, vai esta tarde a enterrar no Porto, a cidade onde viveu quase toda a sua vida e em que desenvolveu a sua atividade profissional. Ficou conhecido como “Repórter TG”, como ele próprio se apresentava aos ouvintes. Foi sócio do CNID e chegou a ser um elemento muito ativo na nossa associação.
Nascido na Régua em 1937, Trindade Guedes faleceu este domingo aos 85 anos, depois de uma doença prolongada. Foi colaborador da Rádio Renascença durante mais de 30 anos nos programas “Alvo Desportivo” e “Panorama” e também da “Bola Branca”. Estreou-se na rádio nos Emissores do Norte Reunidos, onde fez o programa ‘Penalty’ com o produtor Fernando Gonçalves. Durante décadas foi figura incontornável dos estádios e dos pavilhões desportivos onde, pelo seu trato, só tinha amigos. Era realmente difícil encontrar alguém que fosse inimigo de Trindade Guedes. Essa é uma medalha que conquistou justamente pela sua educação e pela sua forma de se relacionar com os outros, fossem atletas, treinadores, dirigentes ou colegas de profissão.
TG era um repórter de grande adnegação, disponível para qualquer missão, a qualquer hora e em qualquer lugar, fosse ela fácil ou difícil. Não tinha medo de fazer perguntas, a começar pelas mais incómodas.
Aos seus filhos Nelson e Adelina Trindade Guedes, que de resto tanto o acompanharam ao longo da sua carreira, o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto apresenta os sentidos pêsames