Prémios “Desporto com Ética” entregues em Guimarães

Murillo Lopes entregou prémio a Vítor Santos do “Magazine Serrano”

O secretário-geral Murillo Lopes e o presidente Manuel Queiroz representaram o CNID na cerimónia que marcou a entrega dos Prémios do PNED ‘Jornalismo com Ética’ realizada quarta-feira à tarde, dia 3 de maio, no auditório do pólo de Guimarães da Universidade do Minho, em Azurém, a que presidiu o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Correia. Entre os presentes estava Carlos Pereira, a representar o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e José Carlos Lima, coordenador do PNED. 

Esta 11ª edição dos prémios do PNED – Plano Nacional da Ética no Desporto, que conta desde o início com a colaboração do CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto, teve como júri Murillo Lopes, que presidiu, Santos Neves e Fernando Guerra. A entrega dos prémios verificou-se desta vez em cerimónia autónoma (e não na Gala do CNID, como é costume) porque o Governo ‘quis valorizar a importância destes prémios’ e incluiu-o na ação ‘Governo + próximo’ que decorreu por estes dias no distrito de Braga.

A foto de família: Pedro Cadima (A Bola/O Jogo), Ana Tulha (Notícias Magazine), Murillo Lopes, Manuel Queiroz, Vítor Santos (“Magazine Serrano”), Marina Guerra (“Região de Leiria”), Rodrigo Coimbra (“Zerozero”),  Emanuel Pereira (“As Beiras”), João Paulo Correia, Nelson Felgueiras (Vereador do Desporto da CM Guimarães), Carlos Pereira (IPDJ) e José Carlos Lima (PNED).

Perante uma plateia composta maioritariamente por autarcas, jornalistas e autoridades escolares, além da campeoníssima Rosa Mota e de Esmeralda Gonçalinho (responsável pelo secretariado do prémio), o presidente do CNID lembrou a “feliz coincidência” de a cerimónia se realizar a 3 de Maio, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, e considerou que o jornalismo exige duas condições, “Ética e Independência”. Por isso os prémios PNED têm mais razões de ser. “Não há Jornalismo sem ética e a independência é uma das bases do Jornalismo e, necessariamente, das organizações de Jornalistas como o CNID”. E acrescentou: “Há algumas vozes, que felizmente não chegam ao céu, que põem em causa a independência do CNID, mas ela é atestada felizmente todos os dias, com o tem que ser”.

.João Paulo Correia enalteceu o valor deste prémio e o interesse da ligação com uma organização como o CNID, garantindo depois que o Governo tudo tem feito e fará  para que o desporto se desenrole nas melhores condições, evitando a violência e sempre seguindo as regras do ‘fair-play’.  

Emanuel Pereira, no jornal ‘As Beiras’, e Ana Tulha, da ‘Notícias Magazine’, foram os grandes vencedores dos Prémios de 2023 cuja lista oficial foi a seguinte:

Lista de Distinções:

Imprensa Regional

1º Prémio

Texto:    “Jovens afegãs encontraram na Académica um mundo mais feliz

Autor:    Emanuel Pereira

Publicado em: jornal “As Beiras”

2º Prémio

Texto:    “Carta de um jovem atleta a seu pai

Autor:    Vitor Santos

Publicado em: jornal “Magazine Serrano”

3º Prémio

Texto:    “Quanto mais correm, rematam, nadam e apitam…

Autor:    Marina Guerra

Publicado em: jornal “Região de Leiria”

Menções Honrosas

No desporto profissional o exemplo raramente vem de cima“, da autoria de Ana Ribeiro Rodrigues e publicado no jornal “Notícias da Covilhã”;

Cestos que ficam para a vida“, da autoria de Hugo Filipe Santos e publicado no jornal “Diário de Aveiro”;

Isto (sim) é futebol“, da autoria de Carlos Pinto e publicado no jornal “Sudoeste”.

 

Imprensa Desportiva e/ou na Imprensa Generalista

1º Prémio

Texto:    “Campeões do mundo de andebol (as cadeiras de rodas são um parêntese)

Autor:    Ana Tulha

Publicado em: revista “Notícias Magazine”

2º Prémio

Texto: “Auxílio às jogadoras afegãs parou com a guerra na Ucrânia

Autor: Pedro Cadima

Publicado em: jornal “A Bola”

3º Prémio

Texto: “Ética e valores no desporto

Autor: César Santos, Daniel Leal, João Tinoco, Marina Faria e outros

Publicado em: revista “SportMagazine – Revista de Treino Desportivo”

Menções Honrosas:

No bairro da Urmeira o amanhã nasceu de uma barraca“, da autoria de Diogo Cardoso Oliveira e publicado no jornal “Público”;

Ainda estou vivo, sobrevivi!”: a história do refugiado gambiano que já faz golos em Portugal“, da autoria de Rodrigo Coimbra e publicado no “ZeroZero.pt”;

Uma “grande equipa” feita de liberdade“, da autoria de Pedro Barata e publicado no jornal “Expresso”.